FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Foods & Nutrition Awards premeia 'projetos do futuro'

A nona edição recebeu mais de 60 candidaturas das quais foram apurados 16 vencedores. Cerca de 250 pessoas assistiram à Conferência Alimentação do Futuro.

food

A 16 de outubro, no Dia Mundial da Alimentação, foi celebrado pelo Food & Nutrition Awards convidando todos os cidadãos a assistir à Conferência Food & Nutriton Awards 2018 - Alimentação do Futuro, para trazer à discussão as principais temáticas e prioridades a enfrentar quer ao nível do setor agroalimentar nacional, quer ao nível internacional.

A Conferência decorreu no mercado gastronómico português, mais conhecido da Europa, onde foram recebidos dois oradores internacionais, Ross Dawson e Morgaine Gaye, especialistas na análise das mudanças no setor alimentar, e líderes na apresentação e antecipação de novas tendências neste setor. Ross Dawson, foi o primeiro keynote speaker da manhã que salientou que «cada um de nós, a nossa sociedade, e a nossa organização, precisamos de tomar atitudes que possam potenciar as oportunidades que temos para o futuro».

«Estamos perante uma explosão de dados (data). E esta revolução fará com que melhoraremos a forma como fazemos o que temos que fazer. A sociedade está a mudar, a tecnologia está a mudar, fazendo com que a sociedade se molde aos novos paradigmas. A única razão porque temos agora a ‘slow food’, prende-se com o facto de termos inventado a ‘fast food’. O que fazemos agora não é sustentável para sempre», vincou.

Por outro lado, a investigadora e futuróloga britânica especializada em alimentação, Morgaine Gaye, destacou que quanto ao «‘Food Futurologist’ gostaria de começar por explicar o que significa, pois eu não observo o conceito da alimentação, apenas como ‘alimentação’, uma vez que a ‘alimentação’ não existe sozinha… A ‘alimentação’ é o resultado de algo social, comportamental, psicológico, cultural, e até traduz a nossa história. Na atualidade, não nos alimentamos porque temos fome, mas sim porque damos importância ao que isso diz sobre cada um de nós. Hoje já temos entidades do setor agroalimentar que dividem os consumidores em grupos, tendo em conta o tipo de ‘textura’ preferencial», disse.

Após a conferência Alimentação do Futuro, o Food & Nutrition Awards anunciou os vencedores dos Prémios da 9ª edição desta iniciativa.

A concurso estiveram 66 projetos, sendo considerados 24 finalistas, que este ano se distinguiram pela sua inovação e promoção de práticas alimentares saudáveis e sustentáveis. Os produtos vencedores passam a dispor de um selo de reconhecimento de qualidade e distinção, em toda a cadeia de valor.

A distinção BfK Awards foi entregue pelo Administrador da ANI, António Bob Santos, que sublinhou que «este prémio simboliza o objetivo da inovação de base científica e tecnológica no setor agroalimentar, ou seja, soluções e alternativas sustentáveis que contribuam para responder às necessidades das pessoas e das comunidades».