FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

FILPORC reconhecida como organização interprofissional

A associação interprofissional de suínos é agora reconhecida pelo Ministério da Agricultura e obtém nível superior de auto-regulação.

Texto: Sofia Monteiro Cardoso

Através da publicação do Despacho nº 7038/2018, no passado dia 7 de agosto, o Governo português reconhece a FILPORC, organização representativa da fileira da carne de porco a nível nacional, como interprofissional. 

Este reconhecimento, além de permitir certa auto-regulação, potencia ainda a instituição no âmbito do diálogo com as entidades governamentais e mercados exteriores.

Fundada em maio de 2014, a FILPORC apresenta o objetivo de melhorar o conhecimento e transparência dos mercados, bem como a qualidade e a promoção da carne de porco, inclusive nos mercados externos. A organização foca-se ainda em assuntos como a produção, transformação e comercialização da carne de porco portuguesa.

Fazem parte da organização a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS), a Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes (APIC) e a Associação dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais (IACA).