FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Festival do Pão em Mafra

Entre 8 e 17 de julho de 2016 terá lugar no Jardim do Cerco, em Mafra, o Festival do Pão.

Um certame, promovido pela autarquia local, e que alia o produto pão às tradições do mundo rural.

O Festival do Pão, aberto ao público entre 8 e 10 de julho e de 14 a 17 de julho, com entrada gratuita, constitui uma oportunidade para saborear o Pão de Mafra, mas também as mais variadas especialidades gastronómicas regionais, disponíveis nas tradicionais “tasquinhas” e nas bancas das pastelarias locais, adianta o município.

«Evidenciando a ligação ao universo rural, o evento integra a exposição e venda de artesanato e de produtos locais, a feira saloia, as atuações de ranchos folclóricos, uma exposição de veículos e alfaias agrícolas, assim como diversas atividades de animação cultural, especialmente para as crianças», acrescenta a autarquia.

Nesta 6.ª edição, a autarquia volta a organizar o “Fórum do Pão” que promove a reflexão sobre as questões históricas e etnográficas associadas ao Pão de Mafra. Salienta-se a internacionalização do festival, este ano com representação do pão italiano.

A venda de pão de Mafra pelas ruas de Lisboa era conhecida desde a Idade Média. No entanto, foi na conjuntura do pós-25 de Abril (greves de padeiros e consequente escassez de pão na capital) que este pão ganhou maior visibilidade.

A atividade doméstica e artesanal transformou-se em empresarial e mecanizada, mas mantendo-se fiel aos seus princípios: ao nível do processo de produção, caracteriza-se pelo elevado tempo de amassadura, tempo de fermentação curto e reduzido teor de levedura; ao nível do produto, é um pão com “buracos”, adocicado e saboroso, com textura própria, macia e baixo teor de acidez.

Nos dias de hoje, Barril, Carvalhal e Encarnação são as localidades do Concelho de Mafra onde esta atividade tem mais relevância, produzindo pão para todo o país.

Fonte: Agronegócios