FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

FANUC apresenta soluções para Smart Factories na feira internacional EMO

A FANUC estará de novo presente, como expositor, na feira EMO, feira internacional de referência na área da automação industrial, que terá lugar em Hannover, na Alemanha, entre os dias 16 e 21 de setembro.

No stand da multinacional japonesa, os visitantes poderão ver quão fácil pode ser a automação na atualidade e para tal a FANUC apresentará uma série de novas tecnologias nas áreas da robótica, máquinas de produção e CNC.

Uma das novidades mais destacada será a nova plataforma de IIoT (Industrial Internet of Things) da FANUC, o sistema FIELD (FANUC Intelligent Edge Link and Drive). Este sistema conecta dispositivos de distintos fabricantes e gerações, proporcionando um acesso rápido a todos os dados de produção de uma fábrica o que permite dar o salto para a chamada “Fábrica Inteligente (Smart Factory)”.

O Sistema FIELD contribui para melhorar a eficiência da produção processando rapidamente dados de dispositivos na fábrica, em vez de na cloud, o que permite disponibilizar ao operário dados e análises com grande rapidez. Para além disto, pode ser utilizado em várias células dentro de uma fábrica, o que permite aos fabricantes tomar decisões fundamentadas e inteligentes que possam impulsionar melhorias tangíveis na produtividade.

É de igual modo compatível com diversas aplicações, incluídas no sistema ou desenhadas por terceiros como empresas de desenvolvimento de software, integradores de sistemas e até utilizadores finais. A App Store de aplicações do sistema FIELD será apresentada no quarto trimestre de 2019 e duas das aplicações mais importantes serão o sistema FIELD PMA e o FIELD ZDT:

O software PMA (Production Monitoring and Analytics) permite monitorizar a produção e o rendimento de todas as máquinas conectadas ao sistema FIELD, indicando as que não estão a funcionar de acordo com a capacidade prevista e facilitando também dados de desempenho dos servos.

ZDT (Zero Down Time) monitoriza continuamente a “saúde” das máquinas e pode identificar tendências e até problemas, como mudanças de torque ou perturbações, com o objetivo de informar os operários sobre quando se devem tomar medidas de manutenção preventiva.

No stand da FANUC na EMO 2019, muitas das máquinas, dispositivos e robôs estarão conectados ao sistema FIELD para que os visitantes possam ver como trabalha o sistema.