FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Exportações dos vinhos de Setúbal sobem para países terceiros

A região da Península de Setúbal exportou, até setembro deste ano, três milhões 729 mil litros de vinho para países terceiros, um aumento de mais de um milhão de litros face ao mesmo período em 2016.

vinhos

O aumento homólogo de 45% deve-se à recuperação das exportações em mercados como Angola e à manutenção da tendência de crescimento em mercados como o Brasil, China e Canadá.

Depois de uma descida acentuada nas exportações para Angola, nos últimos três anos, os vinhos da Península de Setúbal têm vindo a procurar reorientar a sua exportação para outros mercados e a procurar crescer em mercados onde a sua quota já era relevante.

Nos primeiros nove meses deste ano, registou-se um aumento de 371,4% das exportações para Angola face ao período homólogo. Já no mercado brasileiro, a tendência de aumento volta a repetir-se este ano, com mais 20,5% de volume exportado.

O mesmo acontece na China, com mais 25,2% de exportações que o mesmo período em 2016.

No topo dos países terceiros que mais importam vinhos da Península de Setúbal estão Angola, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos da América, Noruega, México e Japão, que representam 98,03% do volume total de vinho exportado para fora da União Europeia.

Para Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, «este bom resultado é fruto do investimento das empresas nos principais países de destino nos últimos anos, suplementado pelos investimentos da região e da Viniportugal».

Diante deste crescimento, a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) pretende seguir com o investimento nos mercados brasileiro e chinês.