FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Exportações de produtos agroalimentares da UE atingem novo “recorde” em 2017

As exportações de produtos agroalimentares da União Europeia (UE) atingiram um valor de 137,9 mil milhões de euros em 2017, um crescimento de 5,1% face ao período homólogo que a Comissão Europeia considera “outro recorde”.

agroalimentar

De acordo com os dados divulgados pela Comissão Europeia, os Estados Unidos da América, a Rússia e os mercados asiáticos continuam a ser os principais destinos das exportações agroalimentares do espaço comunitário e os principais responsáveis pela dinâmica de crescimento.

As vendas para os EUA aumentaram 6% para um total de 1,22 mil milhões de euros; as exportações para a Rússia registaram um incremento de 16%, para um total de 0,9 mil milhões de euros; as exportações para o Japão cresceram 11%, para 0,6 mil milhões de euros; as vendas para a China aumentaram 5%, para 0,6 mil milhões de euros; as vendas para Hong Kong aumentaram 10%, para 0,4 mil milhões de euros; e as exportações para a Coreia do Sul aumentaram 13%, para 0,3 mil milhões de euros.

No que diz respeito aos segmentos que registaram maiores crescimentos de vendas para o exterior, destaque para os vinhos, para a alimentação para animais de companhia e para as bebidas espirituosas e licores, com crescimentos de 12%, 17% e 5%, respetivamente.

As maiores quebras de vendas para o exterior, por outro lado, registaram-se no trigo, outros cereais e na carne de porco, com diminuições de 27,5%, 13,5% e 2,8%, respetivamente.

Fonte: Distribuição Hoje