FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Exportações de carne de porco da UE aumentam 24% em janeiro

A União Europeia mantém-se muito dinâmica nas exportações de carne de porco, segundo confirmam os valores de exportação de janeiro da Comissão Europeia.

No total, exportou 344.410 toneladas o que supõe mais 24% em relação a janeiro de 2016.

Desta quantidade, 157.619 toneladas foram para a China, mais 35% face a janeiro de 2016.

Apesar da elevada percentagem, é muito inferior ao registado em janeiro de 2016, quando o aumento das exportações alcançou 426% em relação a janeiro de 2015.

Enquanto os volumes exportados sobem é lógico que as variações percentuais não sejam tão elevadas. A exportação de carne de porco para a China supera as exportações mensais dos últimos cinco meses de 2016.

O aumento dos preços da carne de proco nos Estados Unidos em finais de 2016 favoreceu os exportadores europeus, que se tornaram o principal fornecedor do mercado chinês.

No entanto, a China converteu-se num mercado demasiado importante para a União Europeia (UE), já que é o destino de 45% das exportações europeias de carne de porco, o que não deixa de ser um risco, tendo em conta que qualquer oscilação da procura por parte da China pode comprometer a oferta de carne no mercado europeu.

Destaque também para o aumento das compras de carne comunitária por parte da Coreia do Sul, que em janeiro aumentou em 64% até as 24.547 toneladas, apesar de também terem crescido as suas compras aos Estados Unidos.

Fonte: Agrodigital