FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Exportações agroalimentares da União Europeia crescem, mas menos do que o esperado

O último relatório mensal do comércio agroalimentar publicado ontem, dia 4 de junho, demonstra que, durante o primeiro mês de disseminação do novo coronavírus na UE, em fevereiro de 2020, o valor mensal do comércio agroalimentar da UE27 (exportações + importações) atingiu 24,9 biliões de euros, 3% a mais do que em fevereiro de 2019. Contudo, o crescimento registado não foi o esperado e começa a notar-se uma desaceleração das exportações europeias.

Exportações

Embora as exportações agroalimentares tenham atingido um valor semelhante ao do mês anterior, elas aumentaram 4,6% em relação a fevereiro de 2019, atingindo 15,1biliões de euros. As importações voltaram à tendência de queda e atingiram 9,8 biliões de euros, ainda 0,7% acima do nível de fevereiro de 2019.

Apesar de ainda não ter havido um impacto claro do surto da Covid-19, o crescimento das exportações da UE27 para a China foi impulsionado por exportações excecionalmente altas de carne de porco, alimentos infantis e carne de miudezas. Os valores de exportação da UE27 para Argélia, Arábia Saudita, Japão e Rússia também aumentaram. No entanto, os valores de exportação da UE27 para o Reino Unido e os EUA diminuíram em comparação com fevereiro de 2019.

Em relação às importações, houve, entre outras tendências, um forte aumento das importações de grãos de cacau da Costa do Marfim. Com os crescentes valores das exportações e um crescimento um pouco mais fraco das importações, o superávit comercial do período de 12 meses de março de 2019 a fevereiro de 2020 foi 20% maior que em março de 2018 - fevereiro de 2019 e atingiu os 10,42 biliões de euros.