FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Exportações agroalimentares crescem 7,2%

  • 11 novembro 2015, quarta-feira
  • mercados

As exportações agroalimentares aumentaram 7,2% entre janeiro e setembro, somando 4,5 milhões de euros, segundo uma nota da secretaria de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar (SEAIA).

A SEAIA destaca que a tendência de crescimento foi reforçada em setembro, com Portugal a exportar 560 milhões de euros, um aumento de 20% face ao mês anterior, e espera que as vendas ao exterior voltem a ultrapassar os 6 mil milhões de euros em 2015, como aconteceu no ano passado.
Os produtos primários, com destaque para a carne, a fruta e os produtos hortícolas foram os que mais cresceram face a setembro de 2014, em 30%, seguindo-se os produtos da pesca, em 17% e alimentares, em cinco por cento.

O mercado europeu tem sido o principal motor deste crescimento, com as exportações a totalizarem 3,2 mil milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, suportadas pela procura de França e Alemanha, com aumentos de 30 e 41,5% respetivamente.
O comércio extracomunitário rendeu 1,2 mil milhões de euros neste período, beneficiando do crescimento dos mercados da América Latina, nomeadamente, Venezuela, México, Cuba, Argentina e Colômbia e ainda Israel, Coreia do Sul e China.

O secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, sublinhou, na mesma nota, que é cada vez mais importante diversificar mercados devido às «situações conjunturais que afetam alguns mercados importantes para Portugal, como Federação Russa, Angola e Brasil». Nos últimos anos, Portugal abriu mais de 80 mercados à exportação de 222 produtos ou grupo de produtos.

Ler aqui.