FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

EUA querem comprar 5 mil toneladas de queijo à indústria

O Departamento da Agricultura dos Estados Unidos (USDA) tenciona adquirir aproximadamente 5 mil toneladas de queijo à indústria, com destino aos bancos alimentares do país, e assim reduzir os excedentes que estão ao nível mais alto dos últimos 30 anos.

queijo

O valor dos excedentes de queijo resulta de um exagerado aumento do lado da oferta, que só um abrandamento da produção de leite pode remediar.

O produto desta compra, estimada em 20 milhões de dólares (17 milhões e quinhentos mil euros ao câmbio atual), será destinado às famílias com baixos rendimentos através dos programas nutricionais de assistência do USDA e permitirá dar uma ajuda ao estagnado mercado dos produtores de laticínios cujos rendimentos caírem 35% nos últimos dois anos.

Para além do Congresso, o USDA recebeu pedidos de diversas organizações setoriais para fazer a compra de imediato, ao abrigo do “Agricultue Act of 1935”, que lhe concede autorização orçamental para, em 2016, comprar excedentes alimentares em benefício dos bancos alimentares e famílias necessitadas, através dos seus programas de assistência nutricional.

O Secretário de Estado da Agricultura, Tom Vilsack, afirmou «compreender que os produtores nacionais de laticínios se confrontam com momentos desafiantes devido às condições do mercado e que os bancos alimentares continuam com crescentes necessidades de apoio».

«Esta compra de produto integra-se num forte e compreensível esquema de segurança alimentar que ajudará a reduzir o stock excedentário de queijo que está ao nível mais alto desde há 30 anos, ao mesmo tempo que contribuímos com um alimento altamente rico em proteína para a mesa dos mais necessitados. O USDA continuará a pugnar pelas formas de, dentro da sua autoridade, articular a insegurança alimentar e acrescentar estabilidade ao mercado», vincou.

Enquanto o USDA prevê que os preços dos produtos lácteos aumentem ao longo do resto do ano, muitos fatores, incluindo preços baixos mundiais, aumento da oferta de leite, excesso de stocks e abrandamento da procura contribuíram para um mercado que tarda a recuperar para os produtores de laticínios.

O USDA afirma que continuará a monitorizar as condições de mercado nos próximos meses e, se necessário, avaliar futuras medidas adicionais no final do outono.

Fonte: DairyReporter através de ANIL