FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Estimativa de diminuição de 9% na produção de vinho na campanha 2022/23 face a 2021/22

Estima-se que a produção de vinho na campanha 2022/2023 venha a atingir cerca de 6,7 milhões de hectolitros, o que se traduzirá num decréscimo de 9% face à campanha 2021/2022. Relativamente à média das cinco últimas campanhas, esta previsão representará um crescimento de 2%.

O decréscimo de produção, em relação à campanha anterior, é sustentado por 9 regiões vitivinícolas, destacando-se as regiões do Douro e Porto e de Lisboa com as maiores quebras percentuais, na ordem dos -20%.

É nas regiões do Minho (+10%) e das Terras de Cister (+10%) onde se antecipam os mais significativos crescimentos da produção, face à campanha anterior.

Na generalidade, as uvas apresentam um bom estado fitossanitário sem registo de doenças ou pragas, como consequência das condições climatéricas verificadas até à data.

Contudo, a falta de água e as ondas de calor verificadas acentuam o stress hídrico e térmico, pelo que as condições climatéricas que se verificarem até à vindima, serão ainda determinantes na quantidade e qualidade da colheita.

Veja análise de previsão de produção por região aqui.

Fonte: IVV