FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Especialistas internacionais de vinho visitam Alentejo, Dão e Bairrada

A ViniPortugal, em conjunto com o IMW (Institute of Masters of Wine), promoveu uma visita de 15 Masters of Wine (MW) internacionais às regiões vitivinícolas do Alentejo, Dão e Bairrada.

vinhos

Ao longo de uma semana, especialistas originários de nove nações tiveram oportunidade de conhecer o melhor que Portugal pode oferecer em matérias de vinhos.

Intitulado “Descubra as regiões do Alentejo, Dão e Bairrada”, a visita teve como objetivo levar os MW a reforçar o seu conhecimento de Portugal, em particular as suas castas, regiões e produtores, tomando contacto com o panorama vinícola português e as suas características distintivas.

O grupo de MW, coordenado por Dirceu Vianna Junior, MW radicado em Inglaterra, integrava especialistas de renome internacional: Alison Eisermann Ctercteko (Australia), Elsa Macdonald (Canadá), James Lawther (França), Joanna Locke (Reino Unido), Joel Butler (EUA), Matthew Forster (Reino Unido), Olga Karapanou Crawford (EUA), Robin Kick (Suíça), Rupert Wollheim (Reino Unido), Simon Nash (Nova Zelândia), Susan McCraith (Reino Unido), Tim Jackson (Reino Unido), Yiannis Karakasis (Grécia) e Ying Tan MW (Singapura).

O programa desta visita contou com vários momentos de contacto com a realidade portuguesa, com destaque para visitas a produtores, provas de vinhos e palestras de enquadramento global do perfil de cada uma das três regiões vitivinícolas abrangidas, seguidas de debate sobre a viticultura.

Colaboraram nesta iniciativa a Herdade do Esporão, Dona Maria Vinhos, Fundação Eugénio de Almeida, Adega Mouchão, Symington Wine Estates, Magnum Vinhos, Julia Kemper Wines, Paços dos Cunhas de Santar/Global Wines, Quinta da Pellada, Casa da Passarela, Quinta dos Carvalhais/Sogrape, Quinta dos Roques, Caves Aliança, Luís Pato e Baga Friends (Quinta das Bágeiras, Sidónio de Sousa, Quinta da Vacariça, Niepoort e Palace Hotel do Buçaco), CVR do Dão e CVR da Bairrada.