FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Espanha: supermercado é o formato de compra favorito dos consumidores

Proximidade, qualidade e preço são as razões indicadas pelos clientes no inquérito “Encuesta Anual de Consumo 2016”, que elegem os supermercados como a escolha número 1 para as compras do dia-a-dia.

O estudo foi realizado por diversas associações espanholas de consumidores e pela Mercadona.

Segundo os resultados, 71% dos consumidores indicam que, no momento de seleção de um bem alimentar, a escolha é baseada na qualidade do produto e só depois no preço, sendo o fator qualidade-preço aquele que é mais tido em conta. Por sexos, a qualidade do produto é mais importante para as mulheres (54%) do que para os homens (45%).

E, se a qualidade, preço e proximidade são os principais motivos para ter um estabelecimento de eleição, constituem também as principais razões para os consumidores deixarem de frequentar uma loja.

Os dados demonstram que a relação qualidade-preço (27%) e a distância (23%) são os fatores principais para deixar de comprar numa determinada unidade.

Relativamente às novas tecnologias, mais de dois terços dos inquiridos não demonstram interesse ou utilização aplicações móveis que facilitem o ato de compra ou que proporcionem descontos e promoções em bens alimentares.

As compras online, contudo, ganham cada vez mais seguidores, já que 57% dos entrevistados afirma que o e-commerce é positivo, 15% refere que a utiliza ou virá a utilizar e apenas 23% não utiliza.

De referir ainda que 55% dos consumidores considera que os produtos adquiridos na web são seguros e de qualidade. Por sua vez, mais de metade dos inquiridos que não fazem compras na internet justificam que preferem ver o produto numa loja física.

As associações de consumidores que conduziram este estudo foram a CEACCU (Confederación Española de Organizaciones de Amas de Casa Consumidores y Usuarios), FUCI (Federación de Usuarios Consumidores Independientes), CECU (Confederación de Consumidores y Usuarios), UNAE (Unión Cívica Nacional de Consumidores y Amas de España) e a UCA/CAUCE (Unión de Consumidores de Andalucía).

Fonte: Financial Food através de ANIL