FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Espadarte do Mediterrâneo protegido por quotas de pesca a partir de 2017

A Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico (ICCAT), onde estão representados cerca de 50 países, vai impor quotas de pesca para o espadarte do Mediterrâneo já em 2017, foi anunciado após uma reunião em Vilamoura. 

É a primeira vez em décadas que são impostas quotas para proteger esta espécie afetada pela sobrepesca. 

«A proposta [da União Europeia] foi adotada pela ICCAT», segundo um comunicado da Comissão Europeia, que salienta que o plano adotado é «um passo decisivo para a recuperação do 'stock'». 

«Finalmente, no seu 50.º aniversário, a ICCAT deu um passo em frente na gestão deste 'stock' muito negligenciado», declarou à AFP Ilaria Vielmini, da Oceana. 

Segundo esta ONG, o 'stock' de espadarte do Mediterrâneo caiu 70% em 30 anos devido à sobrepesca e 70% dos peixes capturados são juvenis (menos de três anos), o que significa que ainda não se reproduzem. 

Nos últimos anos (2012-2015), os volumes de espadarte capturados estabilizaram em torno das 10 mil toneladas por ano, tendo flutuado entre as 12.000 e as 16.000 toneladas entre 1988 e 2011.

Participaram nesta reunião cerca de 650 delegados, das 51 partes contratantes desta organização internacional, correspondentes a países de quatro continentes com navios que desenvolvem a pesca de atuns e similares no Oceano Atlântico.