FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Escola Superior de Biotecnologia revela vencedores do BIOTECH_agrifood INNOVATION

É já esta sexta-feira, 9 de fevereiro, que a Escola Superior de Biotecnologia da Católica Porto revela os projetos vencedores da segunda edição do BIOTECH_agrifood INNOVATION, concurso que visa selecionar projetos inovadoras para o setor agroalimentar.

alimentos

Na corrida pela vitória está, por exemplo, o AquaVal - ideia de negócio que promove a utilização de algas e bivalves para a reciclagem de água proveniente de aquacultura – ou o OraLeaf, filmes orais que libertam pequenas doses de cafeína, quando entram em contacto com a saliva.

O PhytoBerm (que utiliza a biorremediação para criar ecossistemas sustentáveis), o Criticalster (que se centra na esterilização de materiais biológicos sensíveis) e o Sal Verde – Be Health, que visa a produção de salicórnia como substituto do sal são outros dos projetos a concurso. Por fim, destaque-se o VeggyFlowers, iniciativa que promove a criação de farinhas com alto valor nutricional com base nos desperdícios do tomate, da uva e da azeitona.

A entrega dos prémios “+Inovação” e “+Potencial” aos projetos finalistas do BIOTECH está agendada para as 14h00 e decorre no campusAsprela da instituição.

Refira-se que a abertura do evento – que conta com um painel de debate centrado nas oportunidades e desafios da inovação e da internacionalização do setor agroalimentar – está a cargo de Célia Manaia (vice-presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa) e de Eduardo Cardoso (coordenador do Programa Biotech Innovation).

Deolinda Silva, diretora executiva da PortugalFoods, é a responsável pela moderação do painel que conta com a participação do professor catedrático Emídio Gomes, de Sofia Vieira da Silva (diretora do departamento de Investigação, Desenvolvimento e Qualidade da Imperial) e de Mabílio de Albuquerque (fundador e CEO da Nata Pura).

Mais informações aqui.