FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Escola Superior de Biotecnologia promove novo Ciclo de Conferências

Sessões irão abordar o futuro da alimentação, a corrida entre veículos elétricos e a hidrogénio e as vacinas rápidas contra a Covid-19.

Biotecnologia Católica

A Escola Superior de Biotecnologia da Católica no Porto, em colaboração com a Associação de Antigos Alunos, promove, em novembro, a 10ª edição do Ciclo de Conferências em Biotecnologia.

As sessões – agendadas para 4, 12 e 18 de novembro – irão questionar se o modelo atual da cadeia alimentar tem futuro, quem ganhará a corrida entre veículos elétricos e a hidrogénio e o que poderá estar associado às vacinas rápidas contra a Covid-19, respetivamente. A edição deste ano decorrerá totalmente em português e em formato online, via Zoom. A participação nas conferências é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Refira-se que os palestrantes são líderes internacionais nas suas áreas de especialidade, oferecendo uma oportunidade especial de enriquecer a cultura e informar a opinião de todos os interessados, mesmo os que não possuam preparação técnica na área.

Debates abrangem temas centrais da evolução social

A primeira conferência deste ciclo – agendada já para 4 de novembro, às 17h30 – conta com os contributos de Lilia Ahrne, professora catedrática em tecnologia de laticínios da Universidade de Copenhaga, e Mónica Reis, gestora de projetos da Tetra Pak em Itália. As oradoras irão refletir sobre a necessidade urgente de transformar a cadeia alimentar num processo mais compatível com o ambiente e a nossa própria sobrevivência enquanto sociedade.

Já a segunda sessão – que será conduzida por Nuno Quental, gestor de Políticas Energéticas da DG Investigação e Inovação da Comissão Europeia – irá explorar a necessidade de reduzir o consumo de combustíveis fósseis. Irão ser abordados, como exemplo, tanto os veículos elétricos como os veículos a hidrogénio, enquanto estratégias diferenciadas para atingir este objetivo.

A última conferência deste ciclo conta com a participação de João Pedro Pereira, professor de imunobiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, nos EUA, que irá analisar a probabilidade de sucesso de uma vacina rápida para a Covid-19, os cenários possíveis, as respostas alternativas e as suas possíveis consequências.

Todas as informações sobre este ciclo, incluindo o formulário para inscrição, encontram-se online.