FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

enVie a criar sopas frescas e novos começos com a ajuda de impressora de etiquetas da OKI

A impressora de etiquetas a cinco cores OKI Pro 1050 foi a solução escolhida pela enVie, uma empresa social belga, para implementar a produção de rótulos in-house com o objetivo de melhorar a eficiência dos seus fluxos de trabalho, reduzir custos e eliminar o desperdício.

EnVie

A EnVie produz sopas a partir de vegetais excedentários que, de outra forma, seriam desperdiçados, e promove a criação de emprego, proporcionando aos desempregados de longa duração a oportunidade de regressar ao mercado de trabalho.

Desafio

Em resposta à pandemia da Covid-19, a enVie lançou o projeto Robin Food, em conjunto com outras organizações, para transformar os excedentes agrícolas em refeições saudáveis e sustentáveis que são disponibilizadas a pessoas e famílias vulneráveis durante a crise sanitária.

Enquanto empresa pautada pela sustentabilidade, que aborda proativamente a questão do desperdício alimentar, e promove a criação de emprego, a enVie preocupa-se com a qualidade dos seus produtos, a relação custo-benefício e a redução de resíduos. Com o objetivo de melhorar a eficiência dos seus fluxos de trabalho, bem como a redução de custos e o desperdício, a enVie identificou a impressão de rótulos como uma área onde poderiam ser efetuadas melhorias.

Cada garrafa de sopa fresca que a empresa social produz requer um rótulo apelativo para comunicar a qualidade, frescura, e benefícios do seu conteúdo para a saúde. Todavia, o processo existente na enVie implicava a encomenda de rótulos pré-impressos numa gráfica local sendo a introdução de dados variáveis, como data de validade e número de lote, feita posteriormente com uma impressora térmica.

A aquisição de rótulos a um fornecedor externo obrigava a quantidades mínimas, o que resultava num desperdício de fundos em forma de rótulos armazenados e não utilizados, por outro lado, a informação variável que a enVie adicionava com a impressora térmica era de fraca qualidade.

A solução

EnVie OKI

Depois de analisar as opções no mercado, a empresa optou pela instalação de uma impressora de etiquetas a cinco cores OKI Pro1050, passando a produzir, internamente, a quantidade exata de rótulos necessários para cada lote de sopas, deixando de pagar por rótulos excedentários que ocupavam espaço em armazém e que frequentemente acabavam no lixo.

«Começámos a imprimir os nossos rótulos a cores desde o primeiro dia, logo após a instalação da impressora nas nossas instalações. O nosso projeto começou com 20.000 litros de sopa, mas com o apoio do público, recolhemos fundos para produzir 70.000 litros! Com esta solução, passámos a ter total flexibilidade para imprimir rótulos tanto para o projeto Robin Food como para as nossas sopas enVie», explica Naomie Smith, diretora-geral da enVie.

Cada rótulo produzido com a Pro1050 da OKI é robusto e resistente à água e aos raios UV, sendo que a organização pode agora também experimentar diferentes formatos e designs, e imprimir até nove metros de rótulos por minuto, acelerando a taxa de produção. Além disso, graças ao software NiceLabel as informações variáveis como a data de validade e número de lote são geradas automaticamente tornando o processo de aplicação dos rótulos mais rápido.

«Como a impressora pode imprimir 9 metros por minuto, a produção é muito rápida! Ganhámos muito tempo, especialmente no projeto de resposta à COVID-19, pois assim que o design do rótulo ficou pronto pudemos começar a imprimir de imediato. Normalmente, teríamos de enviar a arte-final para a gráfica, esperar pela prova e voltar a esperar pela entrega dos rótulos», conclui Naomie Smith.

Guy Boxall, Senior Manager, Narrow Format Printing da OKI Europe Ltd, acrescentou: «a Pro1050 foi concebida para proporcionar rapidez, flexibilidade e resultados profissionais de forma rentável a organizações que beneficiem da capacidade de imprimir etiquetas in-house e à medida das necessidades. O trabalho que a enVie desenvolve para apoiar as pessoas e as famílias em dificuldades é verdadeiramente fantástico e estamos muito satisfeitos pelo facto de a impressora de etiquetas Pro1050 da OKI ter ajudado a enVie e o projeto Robin Food a gerarem um impacto social efetivo durante estes tempos difíceis. A par dos kits de sinalética de distanciamento social gratuitos, que a OKI Europe tem vindo a oferecer às empresas durante a pandemia, este é outro grande exemplo do papel importante que a impressão pode desempenhar em situações».