FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Empresas portuguesas integram projeto Life-RENDER

Quatro empresas a operar no setor português do leite e lacticínios integram a rede do projeto Life-RENDER, cujo objetivo é implementar ferramentas de estudos de pegada ambiental dos produtos lácteos. O grupo é composto pela Insulac, Parmalat Portugal, PROLACTO Azores e Schreiber Foods.

Leite

Com início em setembro de 2017, este é um projeto de inovação que procura melhorar a sustentabilidade no setor de produtos lácteos e em que a FIPA participa como parte do seu compromisso com um ambiente de produção sustentável e competitivo na indústria agroalimentar.

Life-RENDER visa demonstrar em condições reais a viabilidade técnica, ambiental e económica de uma ferramenta inovadora que permita a realização de estudos conformes com o PEF (Product Environmental Footprint) e PEFCR (Product Environmental Footprint Category Rules) por parte das PME do setor de lacticínios, bem como a identificação de medidas ambientais focadas.

Desenvolvido a nível europeu, tem como finalidade promover a implementação da Metodologia da Pegada Ambiental como ferramenta-chave para avaliar e comunicar o desempenho ambiental do ciclo de vida desta categoria de produtos aos consumidores e às partes interessadas.