FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Igus lança nova gama de plásticos detetáveis para garantir máxima segurança

Os motion plastics magnéticos e isentos de lubrificação ajudam a evitar que matérias estranhas atinjam os alimentos

Na indústria alimentar e de embalagens aplicam-se as máximas normas de segurança. Para proteger os consumidores, os alimentos têm de estar isentos de qualquer tipo de contaminação. Dentro da gama das rótulas, chumaceiras esféricas e dos rolamentos de esferas, a igus oferece produtos fabricados em plásticos isentos de lubrificação e ao mesmo tempo detetáveis. Assim, garante-se que nenhum lubrificante ou plástico entra na cadeia de produção durante a operação ou em caso de falha.

Atualmente, é já prática comum a existência de detetores de metais em fábricas da indústria alimentar e de embalagem. Estes assinalam qualquer partícula metálica condutora proveniente do ambiente de produção. Por conseguinte, o produto pode ser retirado o mais rapidamente possível. Mas como podem ser detetadas partículas de plástico? Foi essa a questão que a equipa de investigadores da igus, empresa especialista em motion plastics, colocou a si próprio. A solução foi, por fim, o desenvolvimento de um plástico especial de alto desempenho, que pode ser facilmente detetado com os métodos comuns da tecnologia de deteção de metais. O material é atualmente usado em produtos selecionados da série igubal, que engloba terminais de rótula, forquilhas, tirantes e chumaceiras esféricas. Tanto os alojamentos como as calotas esféricas são fabricados em polímeros detetáveis. Esta propriedade também foi pensada e implementada noutras séries de produtos. Assim, os rolamentos de esferas xiros também estão disponíveis numa versão que é detetável, a série xiros M180.

A isenção de lubrificação proporciona segurança adicional

Estes polímeros de alto desempenho não necessitam de lubrificação externa. "Um ponto central no processo de produção na indústria alimentar e de embalagens é a prevenção do contacto entre o produto e os lubrificantes na máquina", salienta Lars Braun, gestor do setor de tecnologia alimentar e de embalagens na igus. Os materiais dos casquilhos isentos de lubrificação e de manutenção da igus contribuem de forma substancial para o efeito, pois satisfazem exatamente estas exigências: materiais como o iglidur A181 ou o iglidur A350 não têm de ser ativamente lubrificados. Além disso, estão em conformidade com a diretiva 10/2011 CE e cumprem os requisitos da FDA (Food and Drug Administration) para o contacto contínuo com alimentos.