FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Embalagens: InovCluster marcou presença na Interpack

A InovCluster - Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, com sede em Castelo Branco, participou na 3ª Missão de trabalho do projeto AdPack que decorreu na Alemanha de 8 a 12 de maio, visitando a Feira InterPack - a maior feira internacional do setor da embalagem e de processos industriais relacionados com o embalamento de produtos.

interpack

Juntamente com mais de 170 mil visitantes, a InovCluster teve oportunidade de ficar a conhecer muitas das novas soluções e tendências para embalagens, uma vez que se encontravam mais de 2.800 empresas presentes na exposição.

Foi ainda possível conhecer o que de mais inovador se está a fazer internacionalmente ao nível das embalagens inteligentes e ativas para o setor alimentar. A nova tendência é a de crescimento das embalagens que interagem com o consumidor ao nível da forma como providenciam a informação acerca do produto, e ainda embalagens que interagem com o seu próprio conteúdo.

Alguns exemplos, são as embalagens com informação disponibilizada através de código QR, ou com etiquetas termo sensíveis que ativam ou não diversas funcionalidades através do efeito da temperatura, entre muitas outras soluções.

«A presença da InoCluster é, uma excelente oportunidade para conhecer inloco, o que de mais inovador existe no mercado relativamente aos processos e maquinaria para o embalamento de todos os tipos de produtos alimentares, bebidas e ainda quais os materiais utilizados nas embalagens. Informações que depois serão transmitidas a todos os associados e parceiros InovCluster», salienta a associação, em comunicado.

Nesta deslocação à Alemanha, a InovCluster teve ainda oportunidade de visitar o Fraunhofer Institute for Process Engineering and Packaging IVV, um instituto de referência na Europa para o desenvolvimento de produtos alimentares e bebidas com especial enfoque na segurança e qualidade alimentar, na qualidade e valor acrescentado, na sustentabilidade e também com enfoque no desenvolvimento de embalagens para produtos alimentares.

O programa desta visita incluiu a apresentação dos Clusters representados pela parceria AdPack e as suas valências, quer individualmente, quer as da própria parceria no âmbito do projeto, e ainda a avaliação de oportunidades e formas de cooperação futuras com o próprio Fraunhofer Institute.