FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Eixo linear isento de lubrificação da igus em design higiénico para utilização higiénica na tecnologia alimentar

A demorada limpeza das máquinas leva a tempos de paragem mais longos e dispendiosos em muitas empresas da indústria alimentar. Para reduzir este trabalho, a igus está agora a lançar no mercado um módulo acionado por correia dentada pronto a ser ligado, construído de acordo com as normas do desenho higiénico. Baseia-se em materiais em conformidade com a FDA e nas vantagens dos plásticos de elevada performance isentos de lubrificação e de manutenção da especialista em motion plastics.

Depois de misturar massa da waffle, limpar o copo e as varas da batedeira: tarefas desagradáveis. As grandes confeitarias podem dizer-lhe uma ou duas coisas sobre o assunto. Enfrentam o desafio de limpar regularmente enormes recipientes e batedeiras - incluindo os módulos lineares e as carruagens lineares em que as batedeiras descem para os recipientes. Se aqui forem utilizados módulos lineares clássicos, há um grande risco de que os restos de massa sejam depositados em locais de difícil acesso, tornando a limpeza consideravelmente mais difícil e possivelmente apresentando um risco de contaminação. " Para reduzir a limpeza de sistemas na indústria alimentar ou mesmo nas indústrias farmacêutica e cosmética, expandimos agora a nossa gama de módulos lineares acionados por correia dentada drylin ZLW", diz Michael Hornung, Gestor da tecnologia linear e de acionamento drylin da igus. "O novo modelo pode ser limpo de forma particularmente rápida e completa - quer com jatos de vapor de alta pressão, produtos químicos ou simplesmente água corrente. Isto também aumenta a segurança dos produtos finais".

Com base no design higiénico, a limpeza é simplificada

O novo módulo linear é fácil de limpar porque os engenheiros de projeto da igus seguiram as normas de projeto higiénico durante o desenvolvimento. São minimizados os pontos do sistema onde os restos de comida poderiam acumular-se. Por outro lado, não há falhas que possam ocorrer, como por exemplo, o desaparecimento de parafusos num entalhe, por estes estarem à face da superfície. "Evitámos deliberadamente o rebaixamento dos parafusos. Fiéis ao lema: "A forma segue a funcionalidade, neste caso, a limpeza fácil", sublinha Hornung. Igualmente importante: cantos arredondados, que asseguram um melhor escoamento da água durante a limpeza a alta pressão e que transportam mais facilmente as partículas de sujidade. A água não se acumula e a formação de germes é reduzida. Mesmo em espaços mortos inevitáveis, os furos asseguram a drenagem completa dos líquidos.

Os casquilhos deslizantes isentos de lubrificação reduzem o risco de contaminação

Os engenheiros de projeto da igus utilizam apenas materiais em conformidade com a FDA para o novo módulo acionado por correia dentada. Os suportes dos veios e as carruagens lineares são em aço inoxidável resistente à corrosão. Os casquilhos, sobre os quais a carruagem se desloca sobre a guia, são feitos do tribo-plástico de qualidade alimentar iglidur A160, que permite um funcionamento seco de baixo atrito - sem lubrificantes externos, o que poderia tornar-se um perigo de contaminação e poluir o ambiente. Isto também torna o módulo linear acionado por correia dentada drylin ZLW extremamente resistente. Foi testado em aproximadamente 1,5 milhões de ciclos, a uma velocidade de 0,5m/s e uma aceleração de 2m/s² com uma carga de 3 quilos, no próprio laboratório de testes da igus. O módulo acionado por correia dentada drylin ZLW pode ser agora encomendado com um comprimento máximo de curso de 3.000 milímetros e opcionalmente equipado com motores de passo adequados.