FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Easyfairs Iberia premeia melhores propostas de embalagem e PLV

 A Easyfairs Iberia, empresa que organiza a «Empack e Transport & Logistics Porto», que se realiza nos próximos dias 21 e 22 de Setembro, na Exponor, regressa com a III edição da IPA (Inspirational Packaging Awards), depois de dois anos a reconhecer o excelente mercado internacional e a inovação do setor da embalagem e desenho.

Os vencedores serão anunciados numa cerimónia no dia 24 de novembro, durante o salão «Packaging Innovations Madrid», onde serão expostas as obras vencedoras.

Ao concurso podem apresentar-se todos os trabalhos de embalagem e PLV (Publicidade no Lugar de Venda) realizados durante os anos de 2015 e 2016, sendo que as inscrições estão já abertas e só terminam a 30 de outubro. No site www.ipaawards.com podem consultar-se as bases e requisitos de participação, assim como proceder ao registro das candidaturas.

Uma vez mais este concurso é patrocinado pela «Derprosa», uma empresa de referência a nível mundial na fabricação de filmes de polipropileno biorientado (BOPP), que representa também uma das categorias. No total, e depois de uma reformulação dos prémios, serão 8 as categorias a concurso, o que facilitará a inclusão de diferentes propostas em cada área.

Os prémios dividem-se da seguinte forma:

· IPA AWARD À INOVAÇÃO EM EMBALAGEM DE BEBIDAS: Premio à embalagem de bebidas mais inovadoras pela sua usabilidade, aplicação de materiais ou cujo desenho tenha maior força de branding;

· IPA AWARD À INOVAÇÃO EM EMBALAGEM DE ALIMENTAÇÃO: Premio à embalagem de alimentação mais inovadora pela sua usabilidade, aplicação de materiais ou cujo desenho tenha maior força de branding;

· IPA AWARD À INOVAÇÃO EM EMBALAGEM DE PERFUMARIA/COSMÉTICA: Premio à embalagem de perfumaria/cosmética mais inovadora pela sua usabilidade, aplicação de materiais ou cujo desenho tenha maior força de branding;

· IPA AWARD À INOVAÇÃO EM EMBALAGEM NA CATEGORIA MISCELÂNEA: Premio à embalagem de produtos alheios aos setores de alimentação, bebidas, perfumaria e cosmética mais inovadora pela sua usabilidade, aplicação de materiais ou cujo desenho tenha maior força de branding;

· IPA AWARD À INOVAÇÃO EM ETIQUETAS/SLEEVES: Premio à etiqueta mais inovadora, pela sua tecnologia aplicada ou pela sua melhor prática empresarial, logrando um melhor posicionamento e reconhecimento da marca;

· IPA AWARD À INOVAÇÃO EN PLV: pela sua força de branding, facilidade de uso e transporte;

· IPA AWARD À SUSTENTABILIDADE: Prémio ao material, maquinaria, embalagem ou etiqueta que acredite a sua inovação em materia de sustentabilidade;

· IPA AWARD ESPECIAL DERPROSA: Prémio à melhor aplicação de um laminado Derprosa numa embalagem.

O júri é composto por Vicenç Marco, CEO e diretor criativo de Vicenç Marco Brand Design, Lorena Torres, Art Director de News Packaging, Antonio Monsalve, Marketing Manager de ITENE, Sergio Giménez, responsável de Packaging y Packaging Business de AIMPLAS, e um membro da junta diretiva da ADP, assim como Luis Torrá, presidente do Club de Marketing de Barcelona, e Leyre Gutierrez, diretora de Packaging de Imaginarium.

Serão valorizados os aspetos como a inovação na produção e no uso, a facilidade no manipulado, o engenho e a originalidade, o desenho, a ergonomia, o consumo de materiais ou a sustentabilidade do meio ambiente e a reciclagem. Com base nestes pressupostos, o júri designará os três finalistas de cada categoria.

No «II IPA Awards», no ano passado, foi galardoada a empresa portuguesa «Estúdio Gráfico 21», pela realização de uma caixa comemorativa dos seus 21 anos de existência. Além disso, foram reconhecidos os trabalhos apresentados por outras marcas nacionais e internacionais como Rotas Ibérica, Delamata Design, Yakisoba, ITC Packaging, Ovelar, Lorusso Hearth Made Food, Cabello x Mure, L’Oréal Durero Packaging, Marin’s, Burn, Primera Linea Visual, News Packaging, CIDEYEG e Nortpalet, que dão uma dimensão da magnitude e consolidação destes prémios, cujas expectativas são ainda mais elevadas para esta terceira edição.