FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Doçaria portuguesa junta-se no final de outubro em Abrantes

A palha de Abrantes e as tigeladas, juntamente com a doçaria tradicional abrantina, voltam a ser as anfitriãs da Feira Nacional de Doçaria Tradicional, que se vai realizar entre 26 e 28 de outubro, no Largo 1º de Maio, no Centro Histórico de Abrantes.

tigeladas

Doçaria de vários pontos do País enchem as vitrines desta iniciativa, da Câmara Municipal de Abrantes, com a colaboração da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.

Além das iguarias de Abrantes, Constância e Sardoal, o certame irá contar com bancas de Felgueiras, Amarante, Lamego, Ovar, Aveiro, Tentúgal, Sertã, Alcobaça, Caldas da Rainha, Torres Novas, Ponte de Sôr, Lisboa, Évora, Reguengos de Monsaraz e da ilha de S. Miguel, nos Açores.

A par da doçaria abrantina haverá queijinhos do céu, cornucópias de Alcobaça, barriga dos monges, toucinho-do-céu, sericaia, bolo fidalgo, pão de rala, rançoso, morgado do Alentejo, malassadas e bolo lêvedo dos Açores, brisas do Tâmega, queijadas de S. Gonçalo, pastéis de Tentúgal, ovos-moles de Aveiro, pão-de-ló de Ovar e de Margaride e pastéis de Feijão de Torres Novas.

A estrear, nesta feira, vai estar a doçaria antiga dos conventos de Lisboa, com receitas que contam com mais de 300 anos.

Aos pastéis de toucinho e de gema, aos mimos de laranja e de gila, casquinhas e bollos de Rayva juntam-se, também, pela primeira vez os biscoitos da Teixeira e o doce de figo preto.

As tradicionais cavacas, pão de Deus, suspiros, filhós, coscoréis bolos de noiva e uma panóplia alargada de broas características desta época do ano, ainda, irão figurar nas três dezenas de expositores. 

Do programa destacam-se ainda oficinas de doçaria, espectáculos e animação infantil e atividades desportivas, como o passeio de BTT e a caminhada pelo Centro Histórico de Abrantes.

Este certame realiza-se em Abrantes desde 2002, com o objetivo de promover e valorizar a rica doçaria tradicional e conventual da região.