Distribuição é dos setores menos preparados para a Transformação Digital
O setor da Distribuição é um dos que apresenta os piores resultados em matéria de digitalização e transformação digital.
A conclusão é de um estudo da Impacting Digital, que analisou mais de 500 empresas nacionais, desde organizações cotadas no PSI20 a startups.
De acordo com o estudo, «na componente cultural, relativa à visão de cultura digital, o coeficiente do setor da Distribuição fixou-se nos 3,29 pontos num máximo de 5 (média geral de 3,52), a pior pontuação entre os 11 setores de atividade – Educação, Automóveis e Transportes, Saúde e Farmácia, Tecnologia, Indústria, Retalho, Banca, Financeiras e Seguros, Telecomunicações e Media, Construção e Setor Público. Do mesmo modo, o coeficiente tecnológico – implementação – foi de 2,07 pontos (média geral de 3,11), também o mais negativo. O setor obteve, assim, um coeficiente global de 2,69 pontos (média geral de 3,48 pontos) e ocupa o fundo da tabela».
No que diz respeito ao nível de contribuição do digital para o negócio, o setor da Distribuição é também o que ocupa o último lugar, apresentando também os piores resultados quando as empresas são questionadas sobre a visão partilhada por todos os colaboradores, o compromisso corporativo de melhoria contínua das estratégias de transformação digital, a utilização de cloud services e a visão das redes sociais como uma parte integrante do negócio.
Fonte: Distribuição Hoje