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Revista TecnoAlimentar

Dia lança programa "Comer melhor cada dia" destinado a disponibilizar alimentos de qualidade a todos

A alimentação e o bem-estar de uma pessoa estão intimamente ligadas; no entanto, nem sempre é fácil ou prioritário seguir uma dieta equilibrada. As razões que levam uma pessoa a optar por um ou outro tipo de alimentação são muito variadas e estão muitas vezes condicionadas por barreiras geográficas ou socioeconómicas de acesso, falta de conhecimentos ou dificuldade em mudar hábitos.

Comer melhor cada dia é o programa do Grupo Dia para ajudar a mitigar as barreiras alimentares e tornar a alimentação de qualidade acessível a todos. Esta iniciativa está presente nos quatro países onde a Dia opera (Espanha, Argentina, Brasil e Portugal) e o seu objetivo é que todas as pessoas, independentemente do local onde vivem ou do seu orçamento, possam ter acesso a uma alimentação variada e de grande qualidade e facilitar a mudança de hábitos alimentares.

"Na Dia, acreditamos que uma alimentação saudável deve estar ao alcance de todos. Independentemente do sítio onde se vive ou do orçamento. Queremos tornar mais fácil para todos comer melhor cada dia", afirmou Martín Tolcachir, CEO Global do Grupo Dia, durante a apresentação do programa em Madrid, na presença de meios de comunicação nacionais e internacionais e de representantes das principais associações e fundações.

Uma alimentação saudável é aquela que fornece os nutrientes e a energia necessários de forma equilibrada e variada, dando prioridade aos alimentos frescos e moderando o consumo de alimentos processados, açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.

"No entanto, ter uma dieta equilibrada nem sempre é fácil ou uma prioridade. Uma barreira alimentar é um fator geográfico, económico ou sociocultural que dificulta o cumprimento de uma dieta equilibrada. São fatores que, isolados ou combinados, afetam a forma como nos alimentamos: desde a falta de lojas de produtos alimentares, como acontece nas zonas mais despovoadas, até à vulnerabilidade económica. Mas também a falta de conhecimento ou a dificuldade em mudar os seus hábitos", explicou Pilar Hermida, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo Dia, durante o evento.

Em Portugal, aliando o objetivo de incrementar o conhecimento e a acessibilidade de uma alimentação saudável, a Dia desenvolveu duas iniciativas em parceria com a Associação CAIS, em Lisboa e no Porto, beneficiando 100 utentes. Como resultado, estes utentes demonstraram o interesse e intenção em fazer uma alteração dos seus hábitos alimentares, mais saudáveis e a um custo acessível.

Uma causa com impacto real

A distribuição de proximidade está no centro da atividade da Dia. Por esta razão, entre as 15 áreas de trabalho do Plano de Sustentabilidade 2021-23, a acessibilidade aos alimentos foi escolhida como uma prioridade. "Mas para nós é mais do que uma prioridade, é a nossa causa social", acrescentou Tolcachir. "A Dia é mais do que um serviço essencial, é um vizinho, e graças à nossa proposta de valor única e à força da nossa capilaridade, temos a oportunidade e a responsabilidade de direcionar o nosso trabalho para um objetivo com um impacto real na sociedade: facilitar a todos uma melhor alimentação todos os dias".

Nos últimos dois anos, o trabalho da empresa em cada um dos países em que está presente permitiu-lhe lançar as bases de um programa que irá evoluir e crescer. Como explica o presidente do Grupo Dia, as decisões estratégicas tomadas pela empresa para redefinir a sua proposta de valor colocam a Dia "numa posição única para promover esta causa e cumprir o nosso compromisso". "Somos a loja de bairro que lhe proporciona uma experiência de compra completa, fácil e rápida. Perto de casa e online. Com um sortido amplo e variado, com uma forte aposta nos produtos frescos e nos fornecedores locais, e produtos da marca Dia que oferecem alternativas de grande qualidade a preços acessíveis em todas as categorias", sublinhou Tolcachir.

Acessibilidade, Conhecimento e Frequência: as chaves para Comer melhor cada dia

As barreiras alimentares e a falta de conhecimento sobre a relevância ou a forma de seguir uma dieta equilibrada têm um impacto direto na forma como uma pessoa come e na sua saúde. Analisando o contexto das quatro geografias onde a Dia opera, é possível detetar duas tensões sociais comuns que afetam o bem-estar das pessoas: elevadas taxas de obesidade e, simultaneamente, vulnerabilidade no acesso aos alimentos.

Para compreender melhor estes problemas, a Dia, em aliança com a Universidade de Saragoça e outros parceiros académicos, promoveu uma série de estudos que lhe permitiu encontrar um ponto-chave de ligação: uma vez garantido o acesso aos alimentos (geográfica e socioeconomicamente), o conhecimento é o ponto diferencial para que uma pessoa possa seguir uma dieta saudável.

É por isso que, tendo em conta o impacto das barreiras alimentares e dos conhecimentos sobre a dieta de uma pessoa, o programa Comer melhor cada dia centra-se em três áreas de trabalho:

●       Acessibilidade: garantir que os alimentos sejam geográfica e economicamente acessíveis.

●       Conhecimento: divulgar a importância de seguir uma dieta equilibrada.

●       Frequência: para ajudar as pessoas a consolidar bons hábitos alimentares.

"Estes são os três pilares em que acreditamos que uma pessoa se deve basear para seguir uma dieta saudável. Os eixos de acessibilidade e frequência estão ligados à estratégia da Dia nos quatro países onde operamos e ativámos iniciativas específicas para alargar a acessibilidade geográfica, como é o caso da aliança com La Exclusiva em Espanha", explicou Hermida. "Mas também queremos disponibilizar o conhecimento a todos os nossos clientes, para que qualquer que seja a razão que os leve a escolher uma alimentação saudável, saibam que na Dia facilitamos-lhe a vida.”

Para promover este eixo de conhecimento, a empresa desenvolveu uma estratégia de divulgação de conteúdos com o apoio do grupo de investigação Crescimento, Exercício, Nutrição e Desenvolvimento (GENUD - Growth, Exercise, Nutrition and Development) da Universidade de Saragoça.

Este conteúdo, já disponível em todos os canais online da Dia, inclui um decálogo para seguir uma dieta equilibrada, receitas rápidas e fáceis em formato de vídeo e texto, e outros guias e dicas para apoiar aqueles que optam por mudar gradualmente os seus hábitos alimentares para uma dieta saudável. Além disso, para dar visibilidade a estes conteúdos, o programa conta com dois embaixadores de grande impacto: a nutricionista e divulgadora científica Boticaria García, em Espanha, e a chef Jimena Monteverde, na Argentina.

Para o desenvolvimento destas receitas, dicas e truques, a empresa e os investigadores da Universidade de Saragoça identificaram uma lista de alimentos com elevada densidade nutricional que, presentes na gama Dia em diferentes apresentações (frescos, congelados ou conservados), permitem a uma pessoa compor um menu Dia muito saudável: fácil e rápido, e a um preço acessível.