FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

DGS sugere receitas com conservas para uma alimentação saudável em época de isolamento

Devido à problemática da Covid-19, os consumidores estão a realizar compras mais espaçadas. Como sempre, em tempos de crise, a população volta-se para as conservas que, desde o início da pandemia, registaram um crescimento de 288%. Como tal, a Direção-Geral de Saúde publicou um manual de receitas saudáveis utilizando estes ingredientes, sendo este elaborado em conjunto com o PNPAS e a EIPAS. 

Conservas

Seguindo o mote dos "bons enlatados em tempo de Covid-19", no documento é possível ler que "as conservas sempre foram alimentos bastante procurados quando é necessário dispor de uma reserva alimentar de boa qualidade nutricional, segura e de grande durabilidade".

No atual momento, em que as compras são realizadas mais espaçadamente, estes alimentos voltam a ter uma grande importância na alimentação dos portugueses. Felizmente, o mercado nacional oferece atualmente uma enorme variedade de conservas de pescado e de leguminosas, que são alimentos de grande valor nutricional.

O documento destaca que o modo de processamento "melhorou substancialmente nos últimos anos e hoje é frequente encontramos conservas com teores de sal mais baixos, gordura de qualidade e matéria prima escolhida criteriosamente", reforçando as suas qualidades nutricionais. Devido à nossa reclusão em casa, com menos exercício físico e exposição solar, "necessitamos das proteínas de elevada qualidade e dos minerais e vitaminas (como a vitamina D) presentes nas conservas de pescado".

O mesmo se pode dizer sobre as leguminosas que, por estes dias, "podem ser um importante fator de equilíbrio no nosso dia alimentar, reduzindo o nosso apetite e contribuindo eficazmente para a ingestão de nutrientes com capacidades protetoras do nosso organismo". 

Por todas estas razões, o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde e a Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS) elaboraram este manual, que resulta de uma colaboração com o Chef Fábio Bernardino. No manual de "bons enlatados" apresentam-se dezenas de "receitas saudáveis, saborosas, rápidas e fáceis de preparar e ao mesmo “sofisticadas”, mostrando a grande diversidade de pratos que é possível fazer com estes produtos".