FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Desperdício de alimentos: Governo cria site com ofertas e necessidades

  • 22 dezembro 2016, quinta-feira
  • mercados

Ministério da Agricultura admite que há atrasos no plano nacional de combate ao desperdício alimentar, mas adianta uma das medidas já previstas.

Está atrasado o plano nacional de combate ao desperdício alimentar prometido em outubro pelo Governo para ser apresentado até ao final deste ano.

Contudo, já foi definido que uma das medidas concretas vai ser criar um sítio na internet que reúna todas as ofertas de empresas e necessidades das instituições sociais.

A comissão nacional criada para fazer o plano envolve sete ministérios e fonte do gabinete do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, adianta que os últimos tempos têm sido, contudo, de muito trabalho, nomeadamente na área da reforma da floresta, pelo que o tema do desperdício alimentar sofreu algum atraso.

A nova meta é fechar o plano de combate ao desperdício alimentar até ao final do primeiro trimestre de 2017.

No entanto, a mesma fonte adianta que já há uma medida concreta que segundo o Ministério da Agricultura terá de estar desenhada no novo plano: criar uma plataforma eletrónica com os alimentos disponíveis pelos operadores económicos (empresas, sobretudo) e as necessidades concretas das instituições sociais.

A ideia é garantir uma espécie de encontro entre a oferta e a procura para acelerar a distribuição dos alimentos e evitar o desperdício.

Fonte: TSF