FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Desperdício no Natal: o que pode fazer a Indústria Alimentar para o combater?

No conceito de “desperdício alimentar”, podemos distinguir dois grandes aspetos deste problema: por um lado, a perda dos alimentos, que está implicitamente ligada a um “funcionamento ineficiente das cadeias de distribuição”, e, por outro, aquele que é gerado quando o produto já está em casa do consumidor. As causas deste desperdício estão relacionadas quer com uma inadequada gestão e manipulação dos alimentos, quer com maus hábitos de compra e consumo por parte dos consumidores.

O desperdício de alimentos em valor

Segundo o último relatório da Comissão Europeia, estima-se que cada ano se desaproveitem em todo o mundo mais de 1.300 milhões de toneladas de alimentos, o que representa 1/3 da produção mundial de alimentos. Destes 1.300 milhões de toneladas desperdiçadas, 89 milhões são produzidos por países membros da União Europeia.

Aumento do consumo de alimentos no Natal

No período festivo natalício, os profissionais do setor alimentar afirmam que “o Natal representa, tradicionalmente, um acréscimo de 20% no custo das famílias, sendo a alimentação o setor que mais aumenta, chegando a triplicar”.

Inovação tecnológica para a prevenção do desperdício de alimentos

A inovação para aumentar a vida útil dos alimentos, seja através de novas fórmulas em técnicas de conservação, no desenvolvimento de novos sistemas e materiais de embalagem ou de melhorias nas embalagens convencionais (incorporando materiais de “barreira”, embalagens ativas, inteligentes, novos designs contra o desperdício: proporcionalidade, melhor selados, resealable, máxima extração de produto, etc…) ou através do desenvolvimento de novos modelos preditivos para a estimação da vida útil, são soluções que estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas do setor.

Ao nível produtivo, as empresas podem inovar na adoção de novas tecnologias limpas em processos e atividades auxiliares que reduzam a produção de subprodutos. Projetos de design higiénico que contribuam para a redução de perdas durante a produção, assim como na sincronização de sistemas, processos e materiais, que melhorem a gestão e reduzam as perdas, através da interligação de processos e informação.

Os sistemas de inspeção avançada com visão artificial que trabalhem para a otimização do controlo e qualidade e deteção de produtos não conformes estão também cada vez mais presentes.

Logística e Transporte

Na Logística e Transporte, existem sistemas que melhoram a sincronização dos processos (procura/fornecimento) entre organizações e assim diminuir a perda de alimentos, ao sincronizar envios e receção de mercadorias, integração de stocks, garantia dos níveis de serviço, etc. Resumidamente, trata-se da adoção por parte das empresas de sistemas digitais para o desenvolvimento de cadeias de valor colaborativas e eficientes.

Inovação social contra o desperdício de alimentos

Baseado na análise contínua da perceção do consumidor perante iniciativas contra o desperdício de alimentos, as empresas da indústria alimentar terão muito a ganhar com estas iniciativas, seja através de uma campanha social, do desenvolvimento de uma app que ajude na planificação das compras, redistribuição dos excedentes (de forma interna e/ou externa), etc.

Valorização de desperdícios

Paralelamente à prevenção, existem já desenvolvimentos para a valorização do desperdício, através da aplicação e desenvolvimento de técnicas de reutilização e reciclagem. Alguns exemplos são o “resgate” de compostos de alto valor (antioxidantes naturais, fibras…) através de tecnologias de extração por CO2, para o seu aproveitamento na Indústria Farmacêutica, cosmética, ingredientes e aditivos, etc. Produtos para a alimentação animal, produção de fertilizantes e adubos, ou a valorização energética (como a criação de biogás agroindustrial).

Fonte: Ainia.