FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Desperdício alimentar em tempos de Covid-19

O movimento Zero Desperdício lançou um apelo à comunidade retalhista, à restauração, cafetaria e hotelaria, de forma a conseguir aproveitar bens que seriam desperdiçados para ajudar famílias carenciadas durante o surto do novo coronavírus.

Agroalimentar

Em comunicado, o movimento Zero Desperdício refere que a atual pandemia do novo coronavírus está a trazer "enormes consequências na eficácia e funcionamento" da sua rede que apoia diariamente "milhares de idosos, crianças e famílias carenciadas", devido à insuficiente capacidade de resposta face às solicitações recebidas ao nível de bens alimentares e materiais de proteção individual.

Entre os produtos mais solicitados encontram-se os alimentos frescos (laticínios, legumes e frutas, carne e peixe por confecionar) refeições confecionadas frescas, mas também alimentos embalados e enlatados (azeite, massa, arroz, grão e o feijão, conservas, farinhas e papas infantis, entre outros).

Mas também chegam outros pedidos, como de produtos de higiene pessoal (fraldas para idosos e crianças, entre outros), de limpeza doméstica (lixívia e detergentes) e de proteção individual (máscaras, gel desinfetante e termómetros).

Por isso, o movimento deixa um apelo a "todas as empresas e entidades que operam nos setores onde existem as carências supra referidas", para que divulguem "informação das disponibilidades [dos produtos] e vontade [em ajudar]" as famílias carenciadas.

O Zero Desperdício solicita ainda que sejam indicados quais os produtos e quantidades doadas às instituições, através do e-mail geral@zerodesperdicio.pt ou dos contactos telefónicos 911 054 285 ou 912 410 818.

FONTE: Sapo24