FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Desafios e reputação do Agroalimentar para a década em debate

Fipa

Texto e Foto: Ana Clara

"A indústria agroalimentar e os desafios para a década" foi o tema da 5.ª conferência para a competitividade que decorreu esta terça-feira de manhã, no Hotel Pestana Palace, em Lisboa.

A iniciativa, organizada pela Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA), abordou as questões da reputação da indústria e o papel dos parceiros, bem como os desafios no âmbito da economia nacional que se prevêem para a década.

Entre os vários oradores, Jorge Tomás Henriques, presidente da FIPA, salientou a importância da competitividade da indústria agroalimentar ao nível europeu e lembrou a importância de aspetos que não podem, de todo, «ser esquecidos», como a segurança alimentar, as boas práticas ambientais, a dinamização do mercado nacional e a penetração nos mercados externos.

«Temos de continuar a apostar na inovação e sustentabilidade da fileira e ao mesmo tempo continuar a combater os desperdícios», disse o responsável, acrescentando que «passados 30 anos queremos olhar para o futuro com ambição».

Tomás Henriques lembrou ainda que a FIPA e a fileira «não pode aceitar que façam do setor um bode expiatório em matéria de questões de saúde». «É essencial a disseminação gratuita de preconceitos, de certas categorias e pôr termo, de vez, aos ataques à indústria agroalimentar».

O dirigente da FIPA disse ainda que «é essencial que a fileira agroalimentar se una em torno do crescimento sustentado das empresas e continuar a apostar no desenvolvimento tecnológico das empresas».

Os desafios da fileira agroalimentar na economia nacional foi outro assunto em destaque.

Leia a reportagem completa na próxima edição impressa da TecnoAlimentar.