FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Dare2Change, a conferência dedicada à ciência e à inovação no setor agroalimentar, volta ao Porto amanhã

Depois do sucesso da primeira edição da conferência Dare2Change, que reuniu no final de 2021 cerca de 350 investigadores e empresários nacionais e internacionais para refletirem sobre os desafios da indústria agroalimentar, o evento volta em 2023 ao Porto para mostrar como o setor, a nível mundial, está a inovar e a aplicar os mais recentes avanços científicos e tecnológicos para dar resposta àqueles que são os temas fundamentais para garantir os alimentos do futuro – incluindo a sustentabilidade, a disrupção alimentar e tecnológica ou a eficiência de processos. O mote está lançado: com “atrevimento”, conhecimento e inovação é possível construir hoje o amanhã.

Pelo palco do Centro de Congressos do Super Bock Arena, na próxima terça-feira, dia 21 de março, vão passar exemplos internacionais de empresas que estão a trabalhar para mudar o paradigma da alimentação, como a Alorastartup tecnológica dedicada à “agricultura oceânica” que trabalha a partir de São Francisco, EUA, para produzir espécies de arroz tolerantes ao sal – com vista à produção sustentável deste cereal em larga escala em ambiente marinho. A empresa, liderada pelo CEO Luke Young, que fará a intervenção nesta conferência, prepara-se para lançar, em modo projeto-piloto, a primeira “quinta oceânica” em Singapura ainda este ano.

As empresas nacionais também vão brilhar neste certame, que mostrará o “estado de arte” da indústria agroalimentar “made in Portugal”: entre outros exemplos, a Sumol+Compal dará a conhecer os resultados da sua Fábrica 5G, num projeto em parceria com o grupo de telecomunicações NOS que é uma referência internacional em termos de disrupção tecnológica e de eficiência nos processos produtivos. Em destaque estará também a startup Essence Food, fundada por um empreendedor português, que está a inovar na impressão 3D de alimentos com o objetivo de valorizar o desperdício alimentar.

O sistema científico e tecnológico nacional estará representado por um conjunto de oradores que irá abordar temas a inovação e a sustentabilidade na embalagem (Bruno Silva, Diretor da Área de Economia Circular e Ambiente no PIEP, Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho) ou as novas tendências de consumo e o impacto da sustentabilidade no retalho e marcas próprias (Rita Coelho do Vale, vice-reitora para os programas de pós-gradução e diretora da Behavioral Insights Unit da Católica Lisbon School of Business & Economics).

O programa incluiu também a intervenção do economista José Manuel Félix Ribeiro, consultor da Fundação Calouste Gulbenkian, que dará uma palestra dedicada ao tema “O novo mundo da energia e dos alimentos”, aplicando a sua visão de desenvolvimento económico e sustentável ao setor agroalimentar.

A sessão inaugural, a partir das 9h, estará a cargo do investigador Daniel Ramón Vidal, que tem dedicado a sua investigação ao microbiota humano e à função dos microrganismos unicelulares que habitam no nosso organismo na alimentação, e que fará uma palestra sobre o papel da ciência e da tecnologia no futuro da indústria agroalimentar.

Um momento de destaque será, também, a apresentação à sociedade do Pacto de Inovação VIIAFOOD – Plataforma de Valorização, Industrialização e Inovação Comercial para o Agroalimentar, que visa promover a transformação estrutural do setor, com investimentos em Inovação Produtiva e Projetos de IDT, de 49 entidades consorciadas, através de uma Agenda Mobilizadora do PRR.

O evento contará ainda, no encerramento, com a intervenção do Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, que dará a sua visão sobre a importância da inovação e do conhecimento para a internacionalização da indústria portuguesa.

A conferência Dare2Change, coorganizada pela PortugalFoods, pelo Colab4Food e pelo INIAV, pretende ser um espaço de debate, de partilha de conhecimento e de atualização técnica, com elevado rigor científico. Por isso, terá também um momento destinado a evidenciar a qualidade da investigação que está a ser feita pelo sistema científico e tecnológico português, ao distinguir os posters científicos submetidos a concurso.

Consulte aqui o programa completo da conferência Dare2Change e saiba mais sobre o evento no site.