FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Danone vende negócio de laticínios nos EUA por €768 milhões

O grupo alimentar francês Danone vai vender a Stonyfield, o seu negócio de laticínios nos Estados Unidos, à Lactalis, por 875 milhões de dólares (768 milhões de euros à cotação atual).

A alienação é o remédio encontrado para responder às preocupações de concentração excessiva levantadas pelas autoridades de concorrência, depois da compra pela Danone da empresa de alimentação biológica WhiteWave.

A venda deverá estar concluída no terceiro trimestre deste ano, refere um comunicado da empresa francesa.

A Stonyfield, criada em 1983, produz leite, iogurtes, smoothies e derivados do leite para bebés e crianças, sem recorrer a pesticidas tóxicos, hormonas artificiais, antibióticos e organismos geneticamente modificados.

No ano passado, gerou vendas de 370 milhões de dólares. A entrada da Danone no capital desta empresa ocorreu em 2001, com a compra de 40% da empresa, adquirindo-a na totalidade em 2014.

A Lactalis, igualmente de origem francesa como a Danone, foi criado em 1933 e auto-intitula-se o maior grupo de laticínios do mundo. É dona de marcas como a Président (queijo vendido em 140 países), Picot ou Lactel, empregando 75 mil pessoas em 236 locais de produção localizados em 43 países. Controla ainda as marcas de leite Parmalat e a espanhola Puleva.

Já a Whitewave, comprada em abril por 10,4 mil milhões de dólares (9,14 mil milhões de euros à cotação atual), detém nos EUA marcas como a Horizon Organic, Alpro e Wallaby. Produz alimentos à base de vegetais e bebidas derivadas do leite, café e soja.

As ações da Danone avançam 0,99% para 66,46 euros em Paris.

Fonte: Jornal Económico