Curso “Análise Sensorial da Uva” em Palmela e Vila Real
O curso terá alugar a 21 de agosto no Regia-Douro Park, em Vila Real, e a 22 de agosto, na Quinta do Anjo, em Palmela.
O evento terá como orador, Giuliano Boni, da VINIDEA Itália.
O curso prático “Análise Sensorial da Uva - Metodologia” foi desenvolvido pelo ICV (Institut Coopératif du Vin, Montpellier) e trata-se de um método que complementa a análise sensorial e físico-química da uva.
Permite, de forma fácil e prática, avaliar as características do desenvolvimento do bago de uva, o seu equilíbrio em ácidos, o potencial aromático e a quantidade e qualidade dos polifenóis, assim como a sua localização.
Identifica desequilíbrios do grau de maturação de diversos componentes da uva, salientando situações de stress da vinha que ajudam a determinar o momento ideal da vindima.
Quantifica cada um dos parâmetros com a ajuda de uma ficha analítica, que permite comparar os resultados obtidos em diferentes dias, períodos ou anos.
Com a aplicação desta metodologia, o enólogo e o viticultor podem valorizar de forma otimizada a sua matéria prima através da relação objetivo - produto definido.
Os objetivos deste curso prático são facultar aos técnicos vitícolas e aos enólogos uma metodologia que permite a avaliação da qualidade enológica das uvas (aromática e gustativa) e do seu nível de maturação, diferenciando de forma clara as maturações tecnológica e fenólica.
Objetivos:
- Dominar a análise sensorial da uva.
- Saber avaliar a maturação e o potencial qualitativo de uma parcela através da análise sensorial da uva como parte da preparação da vindima.
- Saber definir os perfis de maturação adaptados aos estilos de vinhos desejados.
Destinatários:
Quadros técnicos com funções nas áreas de produção e/ou regulação – Viticultura e Enologia, e de empresas fornecedoras do setor vitivinícola e outros profissionais interessados.
Programa e inscrições aqui e aqui.