Crescimento contínuo das vendas online de fruta e legumes frescos a nível global

  • 12 fevereiro 2018, segunda-feira
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Novas tecnologias, crescimento do e-commerce e consumo crescente fora de casa são as três áreas que irão alterar o fornecimento dos produtos frescos nos próximos 10 anos.

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A principal feira de hortifruticultura do mundo, a Fruit Logistica, publicou o seu relatório de tendências para 2018, elaborado pela consultora Oliver. Intitulado "Disrupção na distribuição de fruta e legumes", o estudo analisa comércio global de hortifruticultura com conhecimentos que podem ajudar os produtores de frutas e legumes a satisfazer as exigências dos seus clientes no futuro.

O relatório descreve como os mercados, o consumidor, as empresas e as tecnologias irão alterar a aquisição, o transporte e as vendas de produtos frescos.

Os resultados assentam na ideia de um mercado cada vez mais globalizado e interligado, com base no crescimento da população, no aumento da procura em determinadas partes do mundo e num maior investimento em produtos alimentares.

A Oliver Wyman prevê novos desafios e oportunidades para o comércio da hortifruticultura. A começar pela criação de redes comerciais mais rápidas e mais flexíveis, que será caracterizada por uma maior transparência, sistemas de previsão mais refinados e, em muitos casos, uma colaboração mais estreita entre os parceiros na cadeia de fornecimento.

Por outro lado, o crescimento contínuo das vendas online de fruta e legumes frescos a nível global será impulsionado pelos custos de envio reduzidos, pelas melhores tecnologias de venda e pelo interesse crescente dos clientes. Clientes que, na área do consumo fora de casa, apresentam uma maior complexidade e mais expectativas, ao exigirem cada vez mais qualidade, conforto e variedade nos pontos de venda.

«O mercado das frutas e dos legumes frescos está cada vez mais globalizado e interligado», explica Rainer Münch, principal autor do relatório da Oliver Wyman.

«Isto, por sua vez, altera a forma como os produtos frescos chegam ao seu local de destino a partir do seu local de origem».

Rainer Münch explica ainda que a cadeia de fornecimento das frutas e dos legumes «está a ser redefinida pela criação de novos segmentos de mercado e pela evolução da procura dos consumidores».

As empresas ao longo de toda a cadeia de fornecimento, do produtor ao comércio retalhista, «estão a expandir-se e a formar parcerias», refere o autor do relatório.

«O seu desenvolvimento anda de mãos dadas com um esforço significativo para uma maior eficiência e transparência, apoiado por um progresso tecnológico aparentemente imparável».

Will Wollbold, gestor de marca global da Fruit Logistica, acrescenta que «o relatório ‘Disrupção na distribuição de fruta e legumes’ irá ajudar qualquer pessoa no sector hortofrutícola a prever questões importantes relacionadas com o comércio e a aproximar partes interessadas e decisores. Irá também ajudar a responder proativamente a perguntas que estão diretamente relacionadas com a sua empresa».

Fonte: Grande Consumo