FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Consumo de leite não pára de cair

Se mais dúvidas houvesse, o Barómetro de Vendas da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) volta a dissipá-las: os consumidores estão a beber cada vez menos leite.

Entre janeiro e junho, a queda nos gastos com laticínios foi de 2,4%, uma mudança de sentido face à tendência de há dois anos, por exemplo, quando o consumo destes produtos crescia 0,1 pontos percentuais.

De acordo com os indicadores, divulgados esta segunda-feira pela associação, a par das bebidas não alcoólicas, esta é uma das únicas categorias de produtos a registar quebra nas vendas.

Ana Isabel Trigo de Morais, diretora-geral da APED, diz que há cerca de três anos que «segue com atenção o que se está a passar no setor do leite e laticínios».

«É um problema estrutural em toda a Europa, que continua a produzir mais leite do que consome. A produção está a passar por um período crítico», recorda.

A redução no consumo de leite não se regista apenas em Portugal e acontece numa altura de preços baixos e ausência de mecanismos de controlo da produção (quotas).

Questionada sobre o papel da grande distribuição, Ana Isabel Trigo de Morais sustenta que a «crise no consumo é só uma pequena parte do problema».

«Apenas 7% do leite produzido em Portugal vai para a grande distribuição. Tudo o resto vai para a transformação», disse, acrescentando que a resolução do problema passa por decisões políticas e mais investimento na transformação desta matéria prima».

«Há outros produtos que estão a crescer, como o queijo e a manteiga. É preciso que a produção e a indústria acompanhem essas alterações de preferência dos consumidores», disse.

Fonte: Público