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Revista TecnoAlimentar

Consumidores pagam mais por Azeites que valem menos

  • 24 fevereiro 2015, terça-feira
  • mercados

azeite

A Associação de Defesa dos Consumidores (Deco) encontrou quatro amostras de azeite que estavam rotulados como «virgem extra», mas que afinal eram «virgem», significando que o consumidor está a pagar mais por um produto que vale menos.

Esta é uma das conclusões de uma avaliação feita pela Deco a 26 amostras de azeite rotulado como «virgem extra», incluindo amostras de origem biológica e de denominação de origem protegida.

«No estudo a 26 azeites virgem extra, tal como anunciado no rótulo, detetámos quatro amostras não conformes, ou seja, que afinal pertencem à denominação “virgem”. Não se trata de uma questão reservada aos puristas, mas algo que se reflete na qualidade e no próprio preço», refere a Deco, explicando que os azeite «virgem» são de categoria inferior relativamente aos «virgem extra». .

A associação adianta que os consumidores estão a pagar a mais por produtos rotulados como azeite «virgem extra», mas que, na realidade, são apenas «virgem».

Nesse sentido, a Deco sublinha que é «preciso ter um maior cuidado antes de proceder ao embalamento deste produto, ou seja, ter a certeza de que se trata de um azeite virgem extra que se manterá com qualidade ao longo do tempo». A Deco indica que já informou a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) dos resultados do estudo, que está atenta a este setor.

As análises realizadas descartam a hipótese de fraude, uma evolução face ao teste anterior, que detetou uma marca que misturou outros óleos vegetais refinados que não o originário da azeitona. Quanto à acidez, nenhuma amostra ultrapassa o limite legal estabelecido para a categoria «virgem extra».

O estudo da Deco detetou também que todas as marcas avaliadas estavam abaixo do limite geral estabelecido em relação à oxidação, considerando a associação que são «precisos cuidados redobrado durante a colheita e o armazenamento da azeitona». A Deco refere igualmente que «é preciso maior cuidado com a qualidade das azeitonas selecionadas».

Segundo associação de defesa dos consumidores, os rótulos, em geral, estão corretos, mas «ficam-se pelo que se encontra legislado», sendo possível implementar «grandes melhorias, incluindo informação nutricional detalhada, menção da variedade de azeitona, conselhos sobre o melhor uso do azeite e data de embalamento ou produção».

A Deco considera que estas informações nos rótulos são úteis para os consumidores.

Ler aqui.