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Revista TecnoAlimentar

Consumidores europeus recebem mais de 70 milhões de m3 de ar nas embalagens das compras online

Um novo estudo da DS Smith, empresa líder em packaging sustentável, revela que 70 milhões de m3 de ar são enviados anualmente para os lares europeus devido ao packaging desnecessário [1] – o equivalente a mais de 28.000 piscinas olímpicas.  

Enquanto o preço das matérias-primas sobe em todas as indústrias, as caixas de cartão sobredimensionadas e com material em excesso estão a originar 4,2 milhões de viagens desnecessárias para entrega de encomendas, levando a que 72.629 toneladas de CO2 potencialmente evitáveis sejam libertadas para a atmosfera todos os anos.

O estudo da DS Smith revela que as caixas de cartão que não estão ajustadas ao seu conteúdo transportam desnecessariamente este excesso de ar nos camiões e para as casas dos consumidores, além de implicarem a utilização de materiais que poderiam ser evitados, nomeadamente:  

· 148.757 toneladas de cartão extra

· 437 milhões de m2 de fita adesiva – mais de 4 vezes a área de Lisboa

· 68 milhões de m3 de enchimento – o suficiente para encher 363 vezes a Altice Arena

Além dos impactos ambientais, as caixas de cartão sobredimensionadas geram um efeito negativo na imagem das marcas. Ao receberem uma encomenda com excesso de packaging, 30% dos consumidores afirmaram sentir-se frustrados com a marca.

Em termos de expetativas dos consumidores para o futuro, os inquiridos disseram que gostariam de receber embalagens provenientes de fontes renováveis alternativas (49%), embalagens que se adaptem bem a produtos com formas irregulares (35%) e embalagens resistentes à água (30%).

Segundo o estudo da DS Smith, todos os meses são enviadas 147 milhões de embalagens de compras online. A investigação revela que 92% das empresas que vendem os seus produtos online admitem utilizar packaging sobredimensionado, pouco menos de metade (48%) preocupam-se com a reciclabilidade e mais de um terço (34%) estão focadas na possibilidade de reutilização das embalagens.

Ignacio Montfort, Managing Director da DS Smith Ibéria, afirma: "Os consumidores online querem menos packaging. Este é o momento de eliminar o excesso de ar das compras de e-commerce já que, por um lado, as matérias-primas estão mais caras do que nunca e, por outro, os benefícios para o meio ambiente são significativos.”

"Os materiais não são desperdiçados acidentalmente, são gerados resíduos com base em decisões tomadas durante a fase de design. O papel do design na proteção do planeta não pode ser subvalorizado – é necessário adotar uma abordagem circular, minimizando os resíduos e mantendo os materiais em uso durante o máximo de tempo possível. Através da nossa colaboração com a Fundação Ellen McArthur, formámos 700 designers da DS Smith para implementar os Princípios de Design Circular. Estes especialistas já estão a trabalhar em mais de 2000 projetos circulares. Esperamos que os princípios da circularidade se tornem na norma para todos os designs, em toda a parte, e que as toneladas de ar desnecessário nas embalagens das encomendas online se transformem rapidamente em algo do passado".

Mais informações sobre a economia circular e as Métricas de Design Circular da DS Smith aqui.

[1] Com base nas respostas de 8.000 consumidores e 1.500 empresas inquiridas em França, Alemanha, Itália, Polónia, Espanha e Reino Unido.