FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Conheça os melhores Queijos de Portugal 2022

Já são conhecidos os 23 melhores queijos de Portugal. Do flamengo, ao curado, passando pelo amanteigado, o atabafado, o requeijão ou o fresco, todas as categorias foram premiadas com um vencedor e duas menções honrosas, ou seja, 23 vencedores e 46 menções honrosas.

A 13ª edição do Concurso Queijos de Portugal, realizada pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL), contou com um total de 182 queijos a concurso, sendo que cada empresa participante tinha a possibilidade apresentar um queijo nas 23 categorias distintas. Este ano uma nova categoria foi apresentada, a de culturas de superfície, um queijo que começa a ter a sua expressão em Portugal. A iniciativa contou com o envolvimento de empresas de norte a sul do país e também das ilhas.

Tal como nos anos anteriores, a competição decorreu em regime de “prova cega”, com jurados de diferentes proveniências, nomeadamente, representantes do setor queijeiro, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino, da restauração e da gastronomia, da distribuição, representantes de empresas do setor industrial e comunicação social.

Para Maria Cândida Marramaque, diretora-geral da ANIL, “o Concurso Queijos já é um importante marco anual para o setor por tudo aquilo que ele envolve. Este é um evento cujo principal objetivo passa por promover e incentivar a indústria queijeira, o que acaba também por contribuir para o aumento do reconhecimento e do posicionamento das marcas junto do consumidor final. Temos vindo a conseguir reunir, ano após ano, uma diversidade de queijos cada vez maior, com níveis de qualidade acima da média, o que é fantástico”.

Lista de vencedores