Conheça as tendências do packaging para 2020
A DS Smith inicia o ano com a publicação do Relatório sobre Tendências do Packaging: 2020 e anos seguintes. Neste são destacadas as novas tendências que estão a provocar mudanças no packaging, oferecendo uma visão daquilo que os consumidores realmente querem e de que forma o packaging pode ajudar as empresas a satisfazê-lo.
Para além dos consumidores, foram também tidas em conta as especificidades das cadeias de fornecimento e de que forma a otimização das embalagens pode ajudar a criar sinergias entre empresas e a reduzir o espaço necessário para armazenamento.
Instantaneamente Instagramável
A primeira tendência analisada no relatório é a sensação causada nos compradores quando estes recebem as suas encomendas efetuadas online. O crescimento do e-commerce e o acesso a um número ilimitado de produtos, desafia as marcas a destacarem-se entre si. Neste sentido, a DS Smith utiliza o packaging como a tela de marketing perfeita para destacar as marcas, criando uma experiência única e personalizada.
Esta experiência positiva é alcançada não só oferecendo uma proteção perfeita do produto, mas também facilitando a sua entrega, como por exemplo, através da adaptação do tamanho da embalagem para caber numa caixa de correio. Também é criada através de interações originais com aplicações de realidade aumentada ou códigos QR que remetem para páginas personalizadas.
Oportunidades Abertas
O segundo tema abordado no estudo refere-se ao armazenamento de stock nas lojas, em paralelo com os requisitos especiais do e-commerce, que levaram a um aumento da competitividade e dos custos. Neste âmbito, a DS Smith otimiza a utilização de materiais e as dimensões das embalagens através da análise das cadeias de fornecimento, o que resulta numa otimização dos armazéns e veículos de transporte, e consequentemente numa redução significativa dos custos. Estas ações promovem sinergias entre empresas e o alcançar de metas de sustentabilidade que de outra forma seriam mais difíceis de alcançar sozinhas.
Ignacio Monfort, Iberia Managing Director, afirma que «entre os benefícios das nossas inovações de packaging podemos destacar a melhoria da taxa de utilização do espaço em 23% para grandes players de FMCG, até 51% de poupança em custos de embalagem para uma empresa líder de logística e uma redução de 22% de espaço desaproveitado para uma empresa de eletrónica».
Consumo Consciente
O terceiro aspeto considerado no Relatório fala de reduzir, reutilizar e reciclar. A ascensão do consumidor eco consciente tem levado as empresas a preocuparem-se com o planeta, para além da satisfação dos seus clientes. Os consumidores reciclam mais do que nunca e esperam que as empresas a quem compram produtos se preocupem tanto quanto eles com esta questão.
Neste contexto a DS Smith cria soluções de embalagem inovadoras, que reduzem a quantidade de material de embalagem para o mínimo necessário e são 100% recicláveis.
Governo Verde
Por fim, mas não menos importante, a pressão regulatória está a aumentar e a desencadear mudanças nos materiais, levando as empresas a optarem por soluções de embalagem totalmente recicláveis.