FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Confraria do Queijo Serra da Estrela preocupada com a redução de produtores

A Confraria do Queijo Serra da Estrela, com sede em Oliveira do Hospital, está preocupada com a redução de produtores de Queijo de Denominação de Origem Protegida (DOP).

Em entrevista à Rádio Boa Nova a propósito da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, Pedro Couceiro, Grão Mestre da Confraria, realçou a importância da realização do certame, na medida em que será “um incentivo e uma luz ao fundo do túnel” para os produtores.

Depois de dois anos difíceis, o responsável deu conta de que “são poucos os produtores que, neste momento, estão a vender Queijo DOP”, mas prevê que “haja agora alguma retoma” com a Festa do Queijo.

Considerando que a guerra e o elevado preço dos combustíveis “não abonam a favor da produção de queijo”, Pedro Couceiro não hesita em afirmar que “são mais dificuldades a juntar àquelas que os produtores já tinham”.

Sobre a redução na produção, o Grão Mestre confessa que, “efetivamente, o preço do leite também não é o mais convidativo para os nossos produtores”.

“Foram anos e anos com o mesmo preço. Essa diferenciação que teria que haver entre o preço do leite da ovelha para o preço do leite de outro tipo de raças tinha que ser mais marcada para defender o queijo genuíno. A raça Serra da Estrela é uma raça que, em termos produtivos dá menos leite que outro tipo de raça, embora seja leite de qualidade superior”

Há mais de 30 anos na defesa do produto que foi eleito uma das sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, a Confraria defende que, “para que a ovelha Serra da Estrela possa vingar, naturalmente o preço do leite terá que ir mais além, sob pena dos produtores terem muita dificuldade em cumprir os seus objetivos”.

À Rádio Boa Nova, Pedro Couceiro constatou que “a diminuição de “produtores no concelho e na generalidade da região preocupa as confrarias e os apreciadores de queijo”. “Sem produtores, não há queijo”, frisou.

Apesar de “não ter poderes executivos sobre nada”, o responsável defende que a Confraria “continuará a fazer o que tem feito ao longo dos tempos que é promover o Queijo Serra da Estrela”.

A Confraria do Queijo Serra da Estrela optou por não realizar um Capítulo como era habitual por ocasião da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital. “Dada a pandemia que ainda não desapareceu por completo e por receio de alguns confrades, devemos realizar num outro evento ainda em 2022 ou terá que ficar para o ano”, explicou.

De acordo com Pedro Couceiro, a Confraria “participará em alguns momentos” da programação da Festa do Queijo como provas de queijos e palestra “Queijo genuíno Serra da Estrela e seus derivados DOP”.

O Grão Mestre da Confraria destacou, ainda, o concurso de ovinos Serra da Estrela, a exposição animal de algumas raças e a campanha de adoção de animais do Canil Municipal de Oliveira do Hospital.

Fonte: Rádio Boa Nova