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Revista TecnoAlimentar

Confio.pt: a iniciativa que sela a confiança nas compras online em Portugal

A ACEPI – Associação da Economia Digital, a associação DNS.PT e a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor assinaram um protocolo no âmbito do qual desenvolveram a iniciativa Confio.pt, materializada no selo Confio, para reforçar a confiança nas compras online em Portugal.

compras

O novo Confio.pt vem substitui o selo Confiança Online gerido pela ACEPI durante a última década.

«Pretendemos garantir uma confiança adicional para os consumidores digitais e, dessa forma, garantir um crescimento do comércio eletrónico em Portugal. Por último, o lançamento em simultâneo do selo digital europeu – Trust – da responsabilidade de um organismo de elevado prestígio a nível europeu, o Ecommerce Europe, é um garante adicional para os consumidores internacionais de que os sites portugueses seguem as melhores práticas e regras internacionais no comércio eletrónico», sublinha Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI.

O selo Confio foi desenvolvido com base num código de conduta que estabelece um conjunto de regras e boas práticas relativas ao comércio eletrónico e à utilização da Internet em geral, aceites por todos os profissionais e entidades aderentes.

Pela primeira vez, existe a obrigatoriedade de adesão a um centro de resolução de litígios online por parte das entidades aderentes e acreditadas.

O custo do selo é definido em função do volume de faturação das entidades, variando entre os 75 e os 2.500 euros por ano.

Além dos sites, também os blogues poderão solicitar o selo.

Fonte: Grande Consumo