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Revista TecnoAlimentar

Confiança dos consumidores aumenta

A confiança entre os consumidores europeus melhorou ligeiramente no segundo trimestre.

Em junho, o indicador GfK Consumer Climate para os 28 estados da União Europeia atingiu 23,2 pontos, estando 2,6 pontos acima do valor de março. Este é o nível mais alto desde novembro de 2007.

Em contrapartida, a propensão para comprar na União Europeia caiu ligeiramente, embora a vontade de poupança também tenha diminuído, disponibilizando mais dinheiro para o consumo.

Os consumidores avaliaram as perspetivas económicas como menos positivas do que no início do ano.

As expectativas económicas atingiram 7,1 pontos em junho, num declínio óbvio em comparação com os 15 pontos alcançados em março.

O nível de confiança no desenvolvimento económico diminuiu significativamente na Alemanha, França e Bélgica.

Em contraste, os consumidores em Espanha e na Itália consideraram a atividade económica doméstica de maneira mais favorável.

As expectativas de rendimento mantiveram-se na média da União Europeia, atingindo 16,8 pontos em junho, 0,5 pontos acima do valor de março. Em Espanha, na Eslovénia e na Grécia, o indicador aumentou significativamente em relação ao primeiro trimestre.

Aqui, os consumidores avaliaram o desenvolvimento futuro dos seus salários com mais otimismo.

Em comparação com o primeiro trimestre, a propensão para comprar caiu ligeiramente para 17,6 pontos em junho, 2,1 pontos a menos que em março. Enquanto o indicador caiu dois dígitos na Bulgária e em França, melhorou na Eslovénia e em Espanha.

Em Portugal, no segundo trimestre, as expectativas económicas diminuíram ligeiramente. Em relação a março, o indicador caiu 6,8 pontos, para 25,5 pontos em junho. Este é o nível mais baixo desde fevereiro de 2017.

Em contraste, as expectativas de rendimentos subiram ligeiramente e alcançaram 31,7 pontos, o que corresponde a um acréscimo de 2,7 pontos em relação a março.

A propensão para comprar dos consumidores portugueses também melhorou. Com 13,8 pontos em junho, ficou 3,1 pontos acima do valor de março.

Fonte: Grande Consumo