FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Concluídos estudos sobre equipamentos, serviços e ingredientes para indústria alimentar

No âmbito do Qualify.teca estão concluídos os quatro estudos de caraterização da fileira “Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar”. 

O Qualify.teca é um projeto promovido pela Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA), em parceria com a Associação Empresarial de Águeda (AEA). Este programa, lançado no âmbito do Sistema de Apoios às Ações Coletivas (SIAC), é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 678.179,55 euros, dos quais 576.452,55 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). É possível consultar os ESTUDOS completos na plataforma do projeto (qteca.aecoa.pt).

O Qualify.teca visa promover a especialização inteligente da fileira “Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar”, por via do reforço das suas competências em áreas centrais de inovação e qualificação, contrariando a existência de cadeias de valor fragmentadas para o posicionamento internacional. Este projeto alinha diretamente com a Estratégia Nacional de Especialização Inteligente (ENEI) no Domínio Prioritário “Sistemas Agroalimentares”, para o reforço do pilar “intensificar a capacidade tecnológica da indústria”, no seu eixo “Inserção nas cadeias de valor internacionais” e na área de atuação “engenharia alimentar e tecnologias avançadas”.

A sua área geográfica de abrangência é o Norte e Centro do país, com centralidades no Entre Douro e Vouga e no Baixo Vouga, o que se justifica, tendo em conta as entidades promotoras do projeto: Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis e Associação Empresarial de Águeda, com sede em Oliveira de Azeméis e Águeda, respetivamente.