FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Como prolongar vida útil da sua envolvedora de paletes

Texto e imagem: Albipack

Investir em componentes de alta qualidade e tecnologia moderna conferem os mais elevados padrões à indústria das embalagens. Para rentabilizar estes avultados investimentos, são necessários cuidados com a manutenção dos equipamentos.

Albipack

Abaixo estão descritas algumas sugestões da Albipack para uma mais fácil manutenção da envolvedora de paletes com mesa rotativa Spinny:

  • Limpeza

Centros de distribuição, logística e locais na empresa onde o processo de embalamento ocorre, encontram-se frequentemente sujos ou cobertos de pó. Evite sempre que o pó se acumule na sua envolvedora de paletes, uma vez que este pode tornar-se na primeira causa de problemas e danos. Manter a paletizadora limpa faz parte do “senso comum” da sua utilização.

  • Componentes

Mesmo o mais modesto modelo Spinny foi concebido para durar, projetado em conformidade com todas as medidas de segurança e construído com os melhores componentes disponíveis no mercado. No entanto, algumas partes da máquina trabalham mais do que outras. Há que tomar atenção, por exemplo, ao sistema de rotação da mesa, assegurando que a tensão da correia está sempre nos valores certos; verificar periodicamente o desgaste das rodas de suporte da mesa, assegurando também que a correia de elevação ligada ao porta-bobina está a funcionar de forma correta; verificar o desgaste das rodas deslizantes do porta-bobina.

Ter o Manual de Utilização e Manutenção sempre à mão. No capítulo 6, dedicado à manutenção, encontram-se os períodos recomendados para a substituição dos componentes sujeitos a desgaste.

  • Formação

A formação adequada confere ao operador tranquilidade e segurança. Este saberá o que verificar e quando o fazer. Por norma, uma vez por mês é suficiente. Operadores novos e sem formação podem, de forma não intencional, causar problemas no equipamento: o tipo de problemas que um operador experiente consegue evitar facilmente.

A Albipack, como distribuidor da Effe3Ti, organiza dias de Formação e garante formação em todos os novos equipamentos instalados para os seus técnicos e operadores. No entanto, a empresa alerta que tomar atenção pode realmente fazer a diferença.

Em suma, não é necessário fazer uma verificação diária do equipamento, nem é necessário limpar até as peças mais pequenas do mesmo. No entanto, a verificação regular dos componentes sujeitos a desgaste é necessária para prevenir que um pequeno problema se venha a tornar num de grandes dimensões.

Para pedidos de manutenção preventiva ou corretiva, o Departamento Técnico da Albipack está sempre ao dispor.