FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

ETP ''Food for Life'': Prioridades para o programa Horizon Europe 2023-2024

O ETP "Food for Life" apresentou as suas prioridades para o programa de trabalho Horizon Europe 2021-2022. As principais áreas incluem fontes alternativas de alimentos, embalagens sustentáveis, segurança alimentar, microbioma e prevenção de doenças não transmissíveis.

O ETP "Food for Life" analisou o programa de trabalho Horizon Europe 2021-2022 à luz dos seus próprios documentos estratégicos e identificou muitas prioridades comuns de I&I. Isso inclui fontes alternativas de alimentos, embalagens sustentáveis, segurança alimentar, microbioma e prevenção de doenças não transmissíveis. No entanto, ainda existem lacunas importantes de I&I que precisam de ser resolvidas para o próximo Programa de Trabalho Horizon Europe 2023-2024 se a UE quiser atingir os ambiciosos objetivos políticos estabelecidos na estratégia Farm to Fork, a estratégia Digital, a Estratégia de Produtos Químicos para A sustentabilidade e a visão Food2030, entre outros. Essas áreas prioritárias de I&I, detalhadas nos seus documentos estratégicos, estão resumidas num documento disponível aqui.

A Food for Life acredita que, com esta atualização, pode continuar a fornecer orientações importantes e acionáveis ​​à Comissão Europeia, aos Estados Membros, à indústria de alimentos e à comunidade de pesquisa em geral interessada em alimentos, para fazer uma diferença real no setor de alimentos e bebidas.

O programa de trabalho Horizon Europe da Comissão Europeia 2021-2022 foi publicado em junho de 2021 e inclui vários tópicos que a própria indústria alimentar identificou como relevantes. A maioria deles está sob Cluster 6 sobre "Alimentos, Bioeconomia, Recursos Naturais, Agricultura e Meio Ambiente'’, particularmente no FARM2FORK e seções de governação. Existem também alguns tópicos de interesse no Cluster 4 em "Digital, Indústria e Espaço" onde algumas das questões de R&I para a indústria de manufatura mais ampla também podem ser aplicáveis ​​para a indústria de alimentos.

Contudo, ainda existem lacunas importantes de I&I que precisam ser resolvidas para o próximo Programa de Trabalho da Horizon Europe 2023-2024 se a UE quiser atingir os ambiciosos objetivos políticos estabelecidos na estratégia Farm to Fork, a estratégia Digtial, a Estratégia Química para a Sustentabilidade e a visão Food2030, entre outras. Estas áreas de R&I prioritárias, detalhadas nos documentos estratégicos, são resumidas abaixo:

  • Melhorar as percepções dos consumidores

  • Produção e Distribuição Modular de Alimentos

  • Diversidade na Alimentação e Alimentação:

  • Compreendendo a digestão dos alimentos:

  • Tecnologias de processamento de alimentos:

  • Embalagem de Alimentos 4.0

Estes tópicos representam novas linhas de pesquisa significativas e relevantes prioiridades para a Horizon Europe e, portanto, devem ser refletidas no programa de trabalho 2023-2024. 

Cosnulte mais informação aqui.