FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Como a sua dieta pode fortalecer o seu sistema imunológico em tempos de pandemia sanitária

À medida que a situação do coronavírus se intensifica, as pessoas questionam-se: Como me posso manter saudável?  Apesar das alegações erradas que circulam na internet, não há comida ou pílula mágica garantida para impulsionar o seu sistema imunológico e protegê-lo contra a Covid-19. Contudo, existem maneiras de manter o sistema imunológico a funcionar de maneira ideal.

Cenouras

Tal inclui uma lavagem adequada das mãos, manutenção de boa nutrição, atividade física, meditação, gestão do stress e sono adequado.

Uma das melhores maneiras para se manter saudável é ter uma dieta nutritiva. Isto ocorre porque o nosso sistema imunológico depende de certos nutrientes para trabalhar da melhor forma possível.

Conheça alguns dos nutrientes essenciais que desempenham um papel importante na imunidade. 

Cenoura, couve e damasco - Betacaroteno

O betacaroteno é convertido em vitamina A, essencial para um forte sistema imunológico. Este funciona pois ajuda os anticorpos a responder a toxinas e substâncias estranhas.

Boas fontes de betacaroteno incluem batata doce, cenoura, manga, damasco, espinafre, couve, brócolis, abóbora e melão.

Laranjas, morangos e brócolos - Vitamina C

A vitamina C aumenta os níveis sanguíneos de anticorpos e ajuda a diferenciar linfócitos (glóbulos brancos), o que ajuda o corpo a determinar que tipo de proteção é necessária.

Algumas pesquisas sugerem que níveis mais altos de vitamina C (pelo menos 200 miligramas) podem reduzir levemente a duração dos sintomas de constipação.

Funcionam alimentos como laranjas, toranjas, kiwi, morangos, couve de bruxelas, pimentão vermelho e verde, brócolos, couve cozida e couve-flor.

Ovos, queijo, tofu e cogumelos - Vitamina D

A vitamina D regula a produção de uma proteína que mata, seletivamente, agentes infecciosos, incluindo bactérias e vírus. Esta também altera a atividade e o número de glóbulos brancos, conhecidos como linfócitos T2, que podem reduzir a disseminação de bactérias e vírus.

A deficiência de vitamina D associada ao inverno - devido à falta de produção de vitamina D induzida pelo sol - pode enfraquecer o sistema imunológico, aumentando consequentemente o risco de desenvolver infeções virais, que podem causar infeções do trato respiratório superior. Os suplementos de vitamina D também podem ajudar a proteger contra infecções agudas do trato respiratório.

Boas fontes alimentares de vitamina D incluem peixes gordurosos, incluindo peixes enlatados, como salmão e sardinha; ovos, leite fortificado e produtos lácteos vegetais; queijo, sumo fortificado, tofu e cogumelos.

Feijão, nozes, cereais e frutos do mar - Zinco

O zinco ajuda as células do sistema imunológico a crescer e diferenciar-se. Uma meta-análise revelou que os suplementos de zinco podem reduzir a duração dos sintomas da constipação comum. No entanto, concluiu que grandes ensaios de alta qualidade são necessários antes que recomendações definitivas possam ser feitas.

As fontes de zinco incluem feijão, grão de bico, lentilha, tofu, cereais fortificados, nozes, sementes, germe de trigo, ostras (incluindo enlatadas), caranguejo, lagosta, carne, costeleta de porco, aves de capoeira e iogurte.

Leite, ovos e nozes - Proteínas

A proteína é um elemento essencial para as células imunológicas e anticorpos e desempenha um papel crucial ao ajudar o nosso sistema imunológico a fazer o seu trabalho. A proteína vem de fontes animais e vegetais e inclui peixe, aves, carne bovina, leite, iogurte, ovos e queijo cottage, além de nozes, sementes, feijões e lentilhas.

São recomendados lanches ricos em proteínas, como grão de bico torrado, que podem ser consumidos em vez de lanches desprovidos de proteína, como biscoitos, por exemplo.

Bananas e feijões - Probióticos

Probióticos e prebióticos ajudam a melhorar a saúde do microbioma que, por sua vez, apoia nosso sistema imunológico.

As fontes de probióticos incluem laticínios fermentados, como iogurte e kefir, e queijos envelhecidos, além de alimentos fermentados, como kimchi, chucrute, missô, tempeh e pão de fermento. As fontes de prebióticos incluem grãos integrais, bananas, cebolas, alho, alho-poró, aspargos, alcachofras e feijões.

Água, frutas, sopas e muito mais - Hidratação

Finalmente, mantenha-se hidratado.

Não se esqueça: Uma dieta equilibrada não substitui os cuidados de distanciamento social e proteção que se devem adotar face à pandemia da Covid-19.

FONTE: CNN