FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Comissão Europeia convoca reunião sobre ovos contaminados

O anúncio foi feito pelo comissário europeu da Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis.

A Comissão Europeia vai convocar representantes dos países afetados pela distribuição de ovos contaminados com o inseticida tóxico fipronil, depois de serem apurados todos os factos, anunciou sexta-feira o comissário europeu da Saúde.

«Propus a realização de uma reunião de alto nível, reunindo os ministros visados e os representantes das agências de segurança alimentar de todos os Estados-membros implicados, assim que o conjunto de factos esteja à nossa disposição», afirmou Vytenis Andriukaitis, numa mensagem enviada à France Presse.

O comissário europeu da Saúde e Segurança Alimentar adiantou ainda ter já abordado o assunto com os ministros alemão, belga e holandês.

A notícia surge pouco depois de doze países europeus – Áustria, Eslováquia, Dinamarca, Bélgica, Alemanha, França, Suíça, Reino Unido, Luxemburgo, Suécia, Roménia e Holanda – já reportaram a existência de ovos contaminados nos circuitos comerciais.

A agência de segurança alimentar britânica revelou que quase 700 mil ovos contaminados pela utilização inadequada do inseticida fipronil em aviários foram importados para o Reino Unido.

Mais tarde, Denis Ducarme, ministro da Agricultura da Bélgica, acusou a Holanda de haver detetado Fipronil em ovos das explorações aviárias daquele país em novembro, nove meses antes de o escândalo pan-europeu ter sido tornado público.