Comissão Europeia apresenta método para comparar alimentos

A Comissão Europeia acaba de anunciar uma nova metodologia comum para comparar a qualidade dos produtos alimentares em toda a União Europeia (UE).

alimentos

O Centro Comum de Investigação, serviço científico e de conhecimento da Comissão Europeia, elaborou uma metodologia comum para permitir às autoridades nacionais de defesa do consumidor efetuar análises que comparem a composição e as características dos produtos alimentares vendidos com embalagens semelhantes em toda a União.

Esta iniciativa pretende complementar as medidas já adotadas pela Comissão na sequência do discurso do Estado da União do Presidente Juncker.

O Centro Comum de Investigação apresentou a metodologia por ocasião de uma reunião do Fórum de Alto Nível sobre a melhoria do funcionamento da cadeia de abastecimento alimentar.

A metodologia complementa as ações anunciadas pela Comissão na iniciativa da Comissão – Um Novo Acordo para os Consumidores, que visa clarificar e reforçar os direitos dos consumidores, habilitar entidades qualificadas para empreender ações representativas em nome dos consumidores, e adotar poderes sancionatórios mais rigorosos pelas autoridades de defesa do consumidor dos Estados-membros.