FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Comércio mundial pode cair entre 13% a 32%

A Organização Mundial do Comércio (OMC) estima que o comércio mundial deverá cair entre 13% e 32%, em 2020, como consequência da interrupção da atividade económica causada pela pandemia de COVID-19 a nível global.

Comércio

A ampla gama de possibilidades para o declínio previsto é explicada pela natureza sem precedentes da crise da saúde e pela incerteza em torno do seu preciso impacto económico. A organização defende que a crise atual é semelhante à de 2008-2009, mas que existem diferenças significativas a ter em conta.

As estimativas da recuperação esperada para 2021 são igualmente incertas, com os resultados a depender amplamente da duração do surto e da eficácia das diversas respostas políticas. O que se sabe é que, em 2020, todas as regiões do globo vão sofrer as consequências e registar fortes quedas nos seus acordos comerciais.

Perante a incerteza atual, os economistas da OMC desenvolveram dois cenários possíveis. Num cenário otimista, os economistas acreditam que o volume do comércio global de mercadorias possa cair 13% este ano, quando comparado com 2019. Se a pandemia não for controlada, e os governos não implementarem e coordenarem respostas políticas eficazes, a quebra poderá ser de 32% ou mais.