FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Cluster sueco testa embalagens de leite sem plástico

O cluster Paper Province, em Karlstad, na Suécia é composto por 104 empresas e por vários investigadores e especialistas.

leite

O objetivo da organização apoiada pelos fundos de coesão da União Europeia é desenvolver uma economia sustentável do ponto de vista ambiental e social.

«Paper Province é um cluster centrado na floresta e na bioeconomia. Este cluster junta diferentes acionistas. Somos uma interface entre o mundo académico, o setor privado e o setor público», referiu Paul Nemes, vice-presidente do cluster.

«Identificámos ambientes que funcionam como testes e que representam uma chave para podermos demonstrar, na prática, o que significa uma economia baseada na floresta. O financiamento europeu contribuiu, de forma concreta, para a implementação desses testes e para demonstrar o que é uma bioeconomia baseada na floresta», explicou Paul Nemes.

«Esta simples embalagem de leite é um exemplo de como a inovação nesta região pode marcar a diferença. Atualmente, cerca de um sexto das embalagens deste tipo são produzidas na região. Se podermos substituir nem que seja uma pequena parte destas embalagens de leite por materiais mais sustentáveis, o impacto global poderá ser enorme», concluiu, o vice-presidente do cluster sueco.

Fonte: Euronews